O amigo da vaca
Certamente vocês já ouviram falar do amigo-da-onça, mais aqui vai uma do amigo-da-vaca.
O caboclo tirava leite sossegado de sua vaquinha, quando recebeu a visita de um compadre.
Ao vê-lo chegar, convidou-o para chegar até o local onde estava trabalhando, no que o outro recusou, e tinha os seus motivos.
É que para isso ele tinha que atravessar o curral onde uma das vacas não parava de encará-lo.
Disse desconfiado: - Num vô até ai não cumpadi, esta sua vaca pode mi pegâ.
E o outro: - Pega não cumpadi, pode se achegá.
Não acreditando recusou novamente e disse: - Ela ta oiando pra mim desconfiada, ela vai mi pegá...
Seu compadre insistiu: Dexa di bobage, pode chegá sem medo. Ela não pega..
Sentindo-se um pouco mais seguro resolver arriscar. Pulou a cerca e foi atravessando o curral.
Não deu noutra, mal caminhou até a metade do curral, a vaca investiu feito louca contra ele, obrigando-o a passar por baixo de uma cerca de arame farpado de poucos centímetros de altura, deixando seu chapéu e parte de sua camisa para trás.
Após recuperar a voz e ainda branco como a uma vela, falou:
- Comu é que cumpadi mi garantiu que a vaca não pegava sô??!!!
Em que o outro respondeu tranquilo: - E Pegou???