Estava lá eu

Bem do meu

Preparando o dia

Que eu poderia

Mas entrei pelos canos

Ledo engano

 

À noite, li notícias sobre a BIENAL de São Paulo e que haveria mais de 100 mil pessoas no dia que eu poderia ir, todas sem máscaras e o COVID ainda comendo solto em São Paulo, eu me convalescendo e a imunidade ainda meio fraca pelo COVID de 11 dias que eu passei. Íamos o meu filhote e a minha norinha, que por motivos particulares, também desistiram. Ainda bem, consciência menos acusada. 

Enfim, todos sabem do meu amor pela BIENAL e amor pelos livros (embora não tenha dinheiro para comprar todos que desejasse) e estar entre milhares de livros e escritores etc. Um lugar destes para mim (perto do Shopping Center Norte, em 2022) é como um delicioso sorvete nas mãos de uma criança. E todos sabem, também, do meu amor pela Livraria Cultura no Conjunto Nacional da Avenida Paulista, seu café e 3 andares de milhares de livros e ainda da “Livraria amada, idolatrada salve, salve, Brasil de amor eterno seja símbolo. O lábaro que ostentas estrelado" chamada MARTINS FONTES com seu café também e livros maravilhosos, lindos e caros, mas não necessariamente nesta ordem.

Porém, não ter ido a BIENAL este ano foi um duro golpe nos meus anseios culturais. linguísticos e uma engolida em seco em meus gargomilhos. Passei 2 dias com a consciência cultural acusada; inconsolável, irascível, insuportável, detestável, imprestável porque tinha marcado encontros com os outros colegas professores “amantes” das obras e sonetos de SHAKESPEARE, e não pude vê-los. Depois eu soube que alguns voltaram de lá com sintomas leves (como os meus) e outros fortes de COVID. Fiz a coisa certa, pelo menos desta vez!!!. Não fui ao evento mais importante para um professor de inglês, mas de qualquer maneira foi “a blessing in disguise” como se diz em inglês, porque sairia de lá endividado até o pescoço e de quebra, infectado com COVID novamente! 

Mas um amigo bem intencionado, mas infeliz na colocação, ouvindo as minhas lamúrias, me perguntou tentando me consolar:

“MAS NÃO TEM BIENAL TODO O ANO?”

Nem respondi ... até agora! 

 

 

Paulo Eduardo Cardoso Pereira
Enviado por Paulo Eduardo Cardoso Pereira em 02/08/2022
Reeditado em 10/08/2022
Código do texto: T7573569
Classificação de conteúdo: seguro