Idiossincrasias de cinema: as séries de cinema

 

Antigamente, antes da televisão, existiam séries de cinema e os episódios eram exibidos em complemento às fitas de longa-metragem. Costumavam ter 15 episódios e para acompanhar você tinha que ir 15 vezes ao cinema, até para assistir filmes que não lhe interessavam. Depois esses seriados passaram a ser exibidos na tv. O primeiro que eu vi foi "A ilha misteriosa", exdruxula adaptação de Júlio Verne.

Em geral essas séries mostravam ação contínua, muita briga e pouca lógica. Como na velha série "Nyoka" da década de 40. Conheci essa heroína em criança, nas histórias em quadrinhos. Eu não sou tão velho assim, não peguei o tempo das séries de cinema.

Entretanto, a julgar pelo seriado da Nyoka e diversos outros, podemos concluir que as regras desses filmes são bem diversos da vida real. Senão vejamos:

1) Ninguém come.

2) Ninguém bebe.

3) Ninguém dorme

4) Ninguém troca de roupa.

5) Ninguém toma banho.

6) Ninguém vai ao banheiro.

7) Ninguém se cansa.

8) Todo mundo tem arma de fogo e munição (se tem porte de arma não sei).

9) Ninguém cuida nem alimenta os cavalos, mas eles estão sempre sendo usados em fugas e perseguições.

10) O dia nunca acaba e parece ter mais de 24 horas, inclusive não entardece nem anoitece.

11) Os vilões têm péssima pontaria.

12) Em geral só morrem os vilões, principalmente os capangas sem nome.

13) Eles morrem num só tiro e seus cadáveres somem sem que aparentemente haja qualquer enterro.

14) Os heróis só são atingidos de raspão.

 

Mesmo assim ou talvez por isso mesmo essas séries são divertidas.