Uma questão de preferência!

O dois chegaram em casa em silêncio.Gilberto fechou a porta e foi checar se havia caído água na caixa.Era período de estiagem e ele não queria ser surpreendido!Rosana trocou logo de roupa e ligou a televisão.Na hora do intervalo foi à cozinha,e encontrou o marido comendo um sanduíche de salaminho.Irritada,comentou:

__Eu não sei como você pode ter fome depois de chegar de um enterro!

__Estou vivo,não estou?__Gilberto deu uma generosa mordida no pão,enchendo a boca.

__Do jeito que você come besteira__Olhou para o salaminho__Pode não ser por muito tempo!

__O tio Asdrubal não bebia,não fumava,só comia alimentos saudáveis...e olha aí!Vestiu o "paletó de madeira" com 55 anos!Muito novo!!__Gilberto socou o ar,num gesto de revolta.

__O tio tinha um problema cardíaco grave!Se ele não tomasse essas precauções,não tinha chegado nem aos quarenta!!__Defendeu Rosana.Afinal;o tio era dela!!

__É logico!Ele era tão precavido,que até fez aquele plano de assistência funerária...aquele que a pessoa contribui um pouco por mês,e na hora do enterro já está tudo pago!__Apesar do aparente elogio ao tio,Rosana notou uma certa ironia na fala.Retrucou:

__Qual é o problema?Eu também tenho um desses!!

__O QUÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!!!__Gilberto quase caiu para trás !

__É isso mesmo!Eu entrei com a minha tia Florinda!Ela me pediu!

__Desde quando?__O marido colocou o sanduíche,ainda pela metade,em cima da mesa.

__Há dois anos mais ou menos__Fez uma expressão de quem está checando mentalmente a afirmação__É;com certeza,dois anos!!Na época;a tia precisava de alguém para entrar junto com ela no plano!Eles não aceitavam uma pessoa tão idosa entrando sozinha!!

__É lógico;tem que ter alguém mais jovem!Para eles explorarem por mais tempo!

__Olha;no começo eu pensava assim,mas depois que vi os cemitérios que fazem parte da rede credenciada,mudei de idéia!

__COMO????!!!!!!!__Gilberto fuzilou a esposa "ocularmente"__Eu pensei que esse problema já estivesse equacionado,e nós fossemos ser sepultados,juntos, no túmulo da minha família !!!

__Gilberto__Rosana deu uma pausa__O túmulo de sua família é horrível,mal cuidado,e sujo!!Além disso,o cemitério fica num lugar barra pesada!!Eu não quero ser enterrada lá!!

__Você queria que um cemitério fosse como?Igual a uma boate?com música ambiente e garçons?

__Você sabe do que eu estou falando!!Até cobra eu vi no enterro da sua tia,três anos atrás!!Fora as baratas e os escorpiões!!Sem falar nas caixas de ossos meio abertas,que ficavam expostas por entre os túmulos!!!!!

__Aquilo é um cemitério,criatura!!!!__Quando Gilberto chamava a esposa de "criatura",era porque ele estava realmente irritado__Você queria o quê?

__Organização e limpeza para começar!!!__Explicitou Rosana__No cemitério que eu vou ser enterrada,tem até ar-condicionado!!!!!!!E tem mais!Não vou ficar dentro da terra não!!!Lá é todo mundo na gaveta;limpinho!!!

__Em primeiro lugar:Por que o ar-condicionado?Morto sente calor?

__Eu não sei!Mas por via das dúvidas...__Gilberto não deixou a esposa concluir a fala,e prosseguiu:

__Em segundo lugar:Gaveta?__Fez uma careta com os lábios__ Para quê?Para demorar mais a se decompôr,e ter que esperar mais tempo para fazer a exumação?

__Não é isso...é que...__O marido continuou:

__Em terceiro lugar:Morto pode ser assaltado?__Não esperou a resposta__Então por que a preocupação com a vizinhança?

__Gilberto;eu já me decidi:VOU SER SEPULTADA EM GAVETA!!COM AR-REFRIGERADO!!!SEM COBRAS,ESCORPIÕES E BARATAS!!!!

O marido ficou sério!Pegou novamente o sanduiche de salaminho,deu uma mordida,e mastigou como se estivesse digerindo aquela novidade, dita tão abruptamente!Depois de engulir o petisco,não a novidade;falou,pesaroso:

__Eu pensei que nós iamos ficar juntos para sempre....

__Não é isso..__Rosana sentiu que havia magoado o marido de verdade__Olha..__Teve uma idéia que resolveria o conflito__Vamos fazer o seguinte:Quem "bater as botas" mais tarde,decide aonde o outro vai ficar!!Está bem assim?

Aparentemente Rosana havia sido razoável,deixando tudo por conta do destino!No entanto,as mulheres vivem,em geral,mais tempo do que os homens!Ela sabia disto,e considerou o dado na hora de fazer a proposta!Caso Gilberto aceitasse,pensou ela,estaria com as chances a seu favor!

Gilberto considerou a proposta mórbida,mas achou que era uma opção melhor do que a anterior,na qual a questão estava fechada!Sua família toda estava sepultada no mesmo lugar há muitas gerações!Seria uma mudança drástica para ele!Além disso;Ele odiava esses planos funerários em que pagava-se um pouco por mês durante a vida toda!Para ele,a simples visão daqueles outdoors contendo aquelas imagens de pessoas idosas,com expressões inusitadas,tendo abaixo um texto de duplo sentido,era de péssimo gosto!!!Mas como as coisas mudam,pensou ele;resolveu topar!Sério;disse:

__Está bem!!Eu topo!!

__Muito bem!__Rosana abriu um sorriso__Só que tem uma coisa:Vamos fazer por escrito!No cartório!!

__NO CARTÓRIO???!!!!VOCÊ ESTÁ EXAGERANDO, NÃO ACHA????????

__Não acho não!!__A mulher estava decidida__Não quero correr o risco de você mudar de idéia na primeira conversa que tiver com seus parentes!!!!!!

__Eu não sou maria vai com as outras!!!!!__Gilberto não gostava das insinuações ocasionais da esposa sobre a relação dele com a família!

__Eu sei disso.__Rosana falou sem muita convicção;de propósito!__É só para tornar tudo oficial!__Minimizou.

__Eu me rendo!Aceito suas regras!!__E assim ficou decidido!!

O acordo foi registrado em cartório e a vida continuou!No entanto,aquela decisão,surpreendentemente,melhorou a relação do casal:Acontece que ambos,a partir dali,adotaram estilos de vida mais saudáveis:Gilberto nunca mais comeu besteiras e entrou para uma academia de ginástica,onde ia três vezes por semana!!Rosana fez dieta natural,melhorou a silhueta,e também condicionou-se fisicamente!Eles foram apelidados de "o casal saúde" pelos amigos!

Um não confessava para o outro,mas apesar de todo o benefício obtido com o preparo físico,o que eles almejavam realmente era poder escolher o local do próprio descanso eterno!!

Esta história aconteceu anos atrás!Atualmente;Gilberto e Rosana,que tem a mesma idade,estão com oitenta e sete anos!!!Eles não tem mais lugar na casa para guardar tanto carnê de plano funerário!!!!