NO MEU GOVERNO NÃO TEM CORRUPÇÃO.... SÓ BOLSOURO!!!!

Siga o dinheiro: suspeitas no MEC podem ser devastadoras para campanha de Bolsonaro

A revelação de que dois pastores sem cargo no governo atuariam como espécies de lobistas entre prefeituras e o Ministério da Educação já seria grave por diversos aspectos.

O principal deles é a quebra da impessoalidade na administração pública, que não deve privilegiar amigos do rei – nem pastores nem padres nem ateus.

Puxada pela ponta, a meada ganha ares de escândalo à medida que fica evidente que a função dos amigos do presidente não era criar facilidades, mas vende-las. Na ausência de critério técnico para liberação das verbas, está para ser revelado ainda por que algumas prefeituras eram beneficiadas mesmo não informando sequer a existência de um terreno onde seriam realizadas as obras para as quais solicitavam os recursos.

Ao menos um prefeito que precisou lidar com um dos pastores contou que, para ter a vida facilitada no MEC, era exigido o pagamento de propina. No caso, um quilo de ouro. Foi o que disse ao jornal O Estado de S.Paulo o prefeito de Luís Domingues (MA), Gilberto Braga (PSDB). O pedido teria ocorrido em um restaurante em Brasília.

As negociações à luz do dia ocorrem em um contexto de cortes e total ausência de política pública séria para o setor.

Com próceres de sua guerra ideológica instalados na pasta desde o início da gestão, Jair Bolsonaro transformou a Educação em uma trincheira por onde jorram recursos para alimentar a sua base. Uma base alinhada nas fronteiras borradas entre igreja e Estado.

A suspeita causou estupefação a quem acompanha já estupefato o desmanche das políticas educacionais no país. Em nota, a ONG Todos Pela Educação afirma que, se a denúncia for comprovada, “trata-se de um acontecimento de enorme gravidade em ao menos três dimensões: ética, de gestão e legal”.

“É um ultraje que recursos educacionais tão necessários para a Educação, profundamente impactada por quase dois anos de fechamento das escolas durante a pandemia, sejam utilizados indevidamente, servindo a objetivos eleitoreiros do presidente da República”, diz a entidade, que defende a apuração do caso pelo Ministério Público e a Procuradoria-Geral da República.

Pastor presbiteriano, Milton Ribeiro já estava na mira da bancada evangélica, formada por lideranças de diversas denominações (como as neopentecostais) por supostamente beneficiar os amigos em sua agenda. A suspeita acelerou o processo de fritura. Ribeiro é hoje um ministro tóxico do qual líderes religiosos querem distância —seja por oportunismo, seja por cuidado.

Ele corre o risco de se tornar o terceiro ministro ejetado do cargo em quatro anos de mandato.

Só que o escândalo dessa vez respinga em gotas graúdas sobre Bolsonaro, a quem o ministro atribui o pedido de beneficiar os pastores Airton Moura e Gilmar Santos. Para quem prometia acabar com o toma-lá-dá-cá ao assumir o governo, a suspeita de tráfico de influência em uma pasta-chave da administração tem tudo para cair como uma bomba.

No Twitter, o caso já ganhou o nome de "Bolsolão do MEC".

O caso se junta às suspeitas de que havia no governo quem tentou ganhar por fora na negociação para compra de vacinas no auge da pandemia. O caso esfriou desde o fim da CPI da Covid, mas tem tudo para voltar à vitrine da campanha eleitoral.

Bolsonaro insiste em dizer que em quase três anos e meio não houve casos de corrupção em seu governo. É que, para sua turma, corrupção é só o que acontece no quintal vizinho.

A poucos meses da eleição, ele vai precisar explicar como permitiu tal estado de deterioração da coisa pública a ponto de dois pastores sem cargo pudessem falar em nome do governo –e conseguido a liberação de recursos prometidos a troco de sabe-se-lá o quê.

O trabalho agora, para seus adversários, é apurar se esse dinheiro ao menos foi aplicado para os projetos apresentados aos pastores que azeitavam o atalho. Se ficar comprovado que a liberação de recursos ocorria mediante pagamento aos supostos lobistas, Bolsonaro chega à campanha com um grande escândalo para chamar de seu. Mesmo que demita o ministro e finja que não tinha nada com isso.

A suspeita acontece no momento em que o presidente é acusado de improbidade administrativa pelo Ministério Público por ter supostamente mantido uma funcionária fantasma em seu gabinete quando era deputado federal. Wal do Açaí trabalhava como comerciante no horário do expediente.

Bolsonaro jamais conseguiu provar que ela de fato atuava como assessora parlamentar. É bom lavar as mãos se quiser mesmo colocar o tema corrupção no centro da conversa durante a campanha.

Nota do divulgador:- Até o Alckimin dessa vez ganha de ti Bolsonaro!!! Acabou sua Meta de releeleição para 2022!!!!

ivanoterrível e Matheus Pichonelli - YAHOO NOTICIAS
Enviado por ivanoterrível em 25/03/2022
Reeditado em 25/03/2022
Código do texto: T7480312
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.