A viagem

Oduslei comprou uma viagem de ida e volta para a Inglaterra. Fez as malas, mil planos, iria conhecer a terra da rainha, o Big Ben, o rio Tâmisa, o primeiro-ministro que não penteia o cabelo, enfim, uma viagem longa para o velho mundo.

Mas algo o deixava nervoso: seria a primeira vez que embarcaria num avião. E logo para uma viagem de 8 horas.

Foi a um médico conhecido do plano de saúde. E ele lhe receitou um minúsculo comprimido que deveria ser colocado embaixo da língua.

-É tiro e queda: você toma aqui, no comecinho da viagem, vai dormir como uma criança. E isso acalmou Oduslei.

Bem à vontade, entrou no avião, colocou a mochila no bagageiro e sentou-se bem relaxadamente, como se estivesse sentado no sofá de casa.

A aeromoça pediu que colocassem os cintos. Oduslei sacou da caixinha o tal comprimido, pôs debaixo da língua, como indicara o médico, e fechou os olhos. Ah, e tudo isso com um leve sorriso no rosto.

- Boa noite, senhores passageiros. O voo durará 8 horas até Londres, pois antes passaremos por Lisboa e Paris. Boa Viagem a todos.

Uma hora de voo, e nada de Oduslei dormir. Deve ser o frio. Pediu um cobertor.

Duas horas de voo, e nada de Oduslei dormir. O medo voltou com força. E agora?

Três horas de voo, e nada de Oduslei sequer cochilar. Será que o médico lhe receitara um placebo?

Quatro horas de voo, e nada de Oduslei dar um cochilo. Será que vou cair no meio do mar?

Cinco horas de voo: Oduslei coloca outro comprimido sob a língua e pensa "agora vai".

Seis horas de voo: Oduslei de tanto medo, vai ao banheiro três vezes.

Sete horas de voo: Oduslei já não tem mais nenhuma unha: o sangue brota dos cantos dos dedos.

De repente, o piloto avisa:

- Dentro de alguns minutos faremos a nossa primeira escala, em Lisboa.

Oduslei relaxou de um jeito que parecia ter se derretido sobre a cadeira. O sorriso do início da viagem voltou-lhe ao rosto. E dormiu.

A viagem terminou, mas Oduslei só lembra de ter despertado num hospital. Ficou sabendo que entre o fim da viagem e ter acordado no hospital, dormira por 8 horas.

Paulo Jorge Jnr
Enviado por Paulo Jorge Jnr em 25/01/2022
Código do texto: T7437383
Classificação de conteúdo: seguro