Comunicar(-se) sem dor...
Como comunicar resultados?
Pior forma possível:
"Olhe... Está uma b*sta."
Menos pior:
"Er... Não está muito bom, não..."
"Está muito aquém do esperado..."
"Está fora do que se esperava..."
"Não deu (muito) certo..."
Melhorando um pouco as coisas:
"Olhe, avaliando o resultado com uma visão otimista, percebemos uma necessidade de uma melhoria no processo de condução do serviço..."
"Devemos rever alguns pontos-chave do processo, com vistas a obtermos um resultado mais adequado às tuas expectativas..."
Viu só? A forma como a gente comunica um determinado problema viabiliza a manutenção da confiança dos outros em nós. (Contudo, se a pessoa que solicitou o serviço estiver com pressa, bem... Você conhece alguma rota de fuga para o outro lado do mundo? Pode ser em avião supersônico mesmo. Pois você vai precisar de se ausentar enquanto o cliente espera uma resposta de tua parte, em caso de o resultado não ter sido muito favorável à expectativa do cliente...)