Física e cinemática mais atrativas

Apresento-lhes um ramo além do que é proposto, significaria abranger a visão quanto a dimensão da utilidade das ciências e da física hegemônicas, porque para compreender a teoria é preciso experimentá-la, já nos disse Freire. Devemos reconhecer-nos como arquitetos de nossa própria prática cognoscitiva, participando da construção de um determinado conhecimento. O ensino por investigação constitui a compreensão de um conteúdo que os alunos devem desenvolver a partir da experiência, tratando-se de um processo fundamental para desenvolver com os alunos e levá-los a compreender a importância de uma comunidade científica e de como se processa a construção e desenvolvimento do conhecimento científico. O ensino por meio do processo de investigação, envolve tarefas multifacetadas como observação, problematização, pesquisa teórica, planejamento da investigação, utilização de ferramentas para analisar e interpretar os dados, uso de evidências para desenvolver explicações e comunicação dos resultados, pois o ensino por investigação permite a aprendizagem de conteúdos e o desenvolvimento dos mesmos nas atividades experimentais, relacionando com os fenômenos em estudo, permitindo aos alunos sequenciar os processos, além da compreensão de que não existe somente um método científico para fazer ciência, sendo permitido até mesmo que os estudantes sigam suas próprias linhas: movimento variado ou qualquer movimento no qual a velocidade varie ao longo do tempo que para descrever de que maneira a velocidade varia, utilizamos a grandeza física chamada aceleração. Considere um ponto material em movimento variado. No instante t1, a velocidade desse ponto material é v1; no instante t2, sua velocidade é v2. A variação da velocidade v e o intervalo de tempo correspondente t são: v, v2, v1 e t, t2, t1, definindo-se aceleração média como o quociente entre a variação da velocidade e o intervalo de tempo correspondente e a unidade de aceleração no SI é ms2! Bêêêm melhor!