Parece que nem é verdade

Eu almoço no mesmo restaurante popular próximo onde moro há mais de três anos e meio. Exceto algumas vezes que tive que almoçar na minha irmã por causa da pandemia e lá estava fechado ou quis variar um pouco e fui a outros refeitórios pelo Centro da cidade.

Mas gosto do local popular, pessoas simples e trabalhadoras e uma comida bem caseira. As atendentes são bem profissionais e os donos um casal de idosos tocam o barco bem da sua forma tranquila e sem pressa.

Ai ontem fui almoçar lá. Cheguei como sempre 10h55 e fui pedir o de sempre: self service e suco: R $ 10,00. Dei o cartão por aproximação e recebi o papel da mão deles.

Ai o dono me perguntou: - Você trabalha aonde? E a esposa dele emendou: Você mora aonde?. Respondi com educação as duas perguntas. Mas fiquei perplexo com a demora de eles perguntarem isso. Depois de quase quatro anos eu comendo ali todos os dias eles nunca nem perguntaram nada sobre mim. Ai fiquei imaginando. Eles devem pensar o que de mim? Se ali é um restaurante que vai pessoas que trabalham nas lojas do Centro e eu vou de bermuda, camiseta e chinelo? Devem se perguntar como pago a refeição todos os dias. Eu trabalho a tarde/noite vendendo serviços turísticos e sou sossegado para comer fora de casa. Não tenho fogão e nem geladeira.

Eu me alimento nesse local, justamente por isso. Pelo silêncio e pelas poucas perguntas. Pela privacidade. Não tenho nada a esconder, mas eu sou bem introspectivo quando estou comendo. Não vou a esse lugar para fazer amigos e nem conversar. É só comer e voltar para minha residência que vivo de aluguel. Devo despertar a curiosidade de algumas pessoas que vêem um 'muro' entre eu e elas. Mas gosto dessa vibe. Se quero conversar sobre futebol, entro nos grupos de Whatsapp e nos programas que faço na internet. Se quero falar de política debato em textos e Twitter e no local que trabalho, onde vejo diversas pessoas de diferentes estados.

Enfim as pessoas querem entrar na sua vida e saber sobre você mesmo que não queira falar.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 25/09/2021
Reeditado em 25/09/2021
Código do texto: T7349911
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.