Tucanos: as aves e os políticos

O tucano-toco vive nas florestas tropicais da América do Sul e é o único que pode ser encontrado em campos abertos, como no cerrado e na Amazônia. No Brasil a ave tem um grande ninho: o PSDB. Habita as áreas urbanas: são encontrados em prefeituras, câmaras de vereadores, assembléias legislativa, na Câmara Federal e no Senado.

A ave alimenta-se principalmente de frutos, e também de insetos, ovos, lagartos e filhotes de outras aves. Mas os tucanos que habitam as casas legislativas e executivas têm uma preferência por votos, dinheiro e mesas fartas de carnes e bebidas.

A sua reprodução ocorre no final da primavera e a fêmea põe de quatro a seis ovos em ninhos. São chocados e a eclosão ocorre entre 16 e 20 dias. Já os tucanos do PSDB, de aparências, cores e tamanhos diversos, se reproduzem e voam mais nos períodos eleitorais, de dois em dois anos: já se preparam para 2022.

O desmatamento das florestas afeta a sobrevivência dessas aves de bico grande. Diferentemente, os tucanos do PSDB renovam sempre a plumagem e, apesar de menos numerosos na atualidade, ainda não sofrem ameaca de extinção. Nos períodos eleitorais eles se juntam com outros animais políticos em outros ninhos e tocas.

#tucanos #aves #socialdemocrata #passaros #politicos #psdb #eleicoes2022

#eleições2022

#socialdemocracia