PREFEITO, É COMO UM PÉ DE MANDACARÚ!

Eu, sou, o Poeta: Cicero Ferreira dos Santos, 65, natural, de: Floriano-Piauí,(a princesa do sul, do Estado!) Sempre, gostei de política! e apreciava, os discursos, dos políticos da minha cidade.Esse "CAUSO!",que contarei, apartir de agora! é fato real! Se eu descrever, faltando, algum detalhe, me perdoem.Aconteceu, que, surgiu, mais um, PLEITO ELEITORAL!na minha terra natal! em 1970, EU tinha apenas 15 anos! Nesse tempo, só existiam: DOIS PARTIDOS políticos, eram: ARENA e o MDB. TODA eleição, á ARENA, papava! Porém, nesse ano, já citado, o MDB, lançou: um CANDIDATO, ousado! CORAJOSO! pobre, MULATO! mas, muito inteligente! Era, um pequeno comerciante! Mas, já havia ganhado, para vereador de Floriano! e acho, que era formado, em CONTABILIDADE! ninguém acreditava na Vitória dele!( no final, ele ganhou!) O seu opositor, era Advogado, dos melhores do Estado do Piauí! Grande orador! E o MANDACARÚ? sim! O mandacarú, é um Cacto da CAATINGA! do nosso Nordeste brasileiro! Muito bonito! Alguns Estados, lhe planta em seus jardins, como uma árvore ornamental! O SEU fruto, é delicioso! ( eu, já comí, quando criança!) É um dos símbolos, dos SERTÕES Nordestino! Porém, só se destaca, em plena seca! é uma árvore: forrageira, em épocas de extensas secas! Serve: para alimentar os animais! Não oferece: NEM SOMBRA! e nem ENCOSTO, para ninguém! Foi dessas expressões! que nasceu: esse CAUSO-VERÍDICO! O candidato da ARENA por ser advogado, falava, muito bem! O do MDB, também! OS ATAQUES, ERAM DEMAIS! Em um, dos discursos do Doutor! Ele fez: promessas falaciosas! Impossíveis de atendê-las! Isso, deixou, O MULATO do MDB, mordido! No próximo comício, o MULATO atacou o doutor: com um:"DISCURSO HISTÓRICO-FILOSÓFICO" COMPARANDO o seu oponente, a um pé: de MANDACARÚ! Dizendo:"MEU ADVERSÁRIO, é um grande mentiroso! PROMETE, MAS, SABE QUE NÃO PODE CUMPRIR! Ele, nunca fez, nada pra ninguém! Esse MENTIROSO! É igual: A UM PÉ DE MANDACARÚ! NÃO DÁ SOMBRA! e nem ENCOSTO, PARA NINGUÉM!". Até hoje, eu dou risada, quando me lembro desse discurso! Só não gostei, porque, o prefeito eleito do MDB, desrespeitou, o pé de MANDACARÚ! comparando-o a um político, derrotado! e mentiroso! Se eu fosse, o pé de MANDACARÚ, eu furava, o pé dele. Poeta: Cicero Ferreira dos Santos. Candiba-Bahia.

Cicero ferreira dos Santos
Enviado por Cicero ferreira dos Santos em 19/02/2021
Reeditado em 20/02/2021
Código do texto: T7188589
Classificação de conteúdo: seguro