ANTONINO E A FARINHA (CAUSOS)

Antonino resolveu sair de Baixa Grande para se aventurar em outro local. Sem querer viver da agricultura, resolveu ir para a cidade grande. Lá, recém-chegado com a família, resolveu arranjar alguma coisa para comer. Se dirigiu para uma venda, onde um comerciante trabalhava.

– Senhor, chamou Antonino.

– Sim, em que posso servi-lo? atendeu o comerciante.

– Rapaz, é o seguinte: venho de longe com minha família, não arranjei nenhum trabalho, estou com fome e não tenho nada para comer. Seria possível o senhor conseguir alguma coisinha aí?

O comerciante, vendo naturalmente que Antonino estava mentindo, se retirou um pouco retornando em seguida.

– Tome, disse o comerciante, entregando a Antonino um prato de farinha. Só sai daí quando comer.

Recebendo a farinha, Antonino pensou consigo: “é danado uma coisa dessa, eu já saí da Baixa Grande porque só tinha farinha e manga e, quando eu chego aqui, só tem a mesma coisa... esse povo remediado está pior do que eu, mas, e agora, como é que eu vou sair daqui?”.

Com isso, teve uma ideia: sentou-se num canto e, quando o comerciante mudava a vista, jogava a farinha contra os olhos, o que fez com que lágrimas forçadas escorressem. O comerciante percebendo, perguntou:

– O que é que o senhor tem agora?

– Rapaz, é que eu estou pensando: eu aqui com tanta fartura de farinha e minha família morrendo de fome.

– Pois vá embora e leve a farinha.

Baixa Grande 06/09/2020

Luiz Izidorio
Enviado por Luiz Izidorio em 17/02/2021
Código do texto: T7186586
Classificação de conteúdo: seguro