Bate-papo com Deus

Estava eu lá, pensando com meus botões sobre a metafísica do ser do ente, coisa fundamental para encher nossa barriga, quando recebo do porteiro o bilhete, que por incrível que pareça estava com o rosto sério. Dizia: "Espero você amanhã no café ... às 2 h.

Assinado: Deus"

Olhei com certo desdém: "Quem dos meus colegas estava fazendo uma brincadeira dessas, e de péssimo gosto. O bilhete parecia escrito a mão . "La mão de Dios" e lembrei imediatamente de Maradona; não , não podia ser... O Maradona? Claro que não!

Joguei o bilhete de lado e não fiz caso dele. Deveria ser brincadeira ou... um novo empreendimento imobiliário chamado "Jardim de Deus" e queriam me vender um apartamento. Ia perder tempo e aguentar vendedor chato.

Acontece que não preguei o olho à noite pensando naquilo. Fiquei pensando nos gregos, em que os deuses se disfarçavam de mortais para testar os humanos. E se aquele fosse meu teste para entrar no Paraíso? Ah, vá, você nunca acreditou nisso mesmo... Vai que é...É nada, bobagem...durma! Não dormi.

Na manhã seguinte acordei mal; só havia pensado naquilo; não me concentrei no trabalho; tinha a hora do almoço ; o café era ali perto e dava tempo. (Deus pensa em tudo) E não é que recebo uma mensagem no Watts? "Espero você às duas" - Deus tinha Wattsapp! Que moderno!

Um pouco antes das duas minhas pernas me guiaram automaticamente para o local. Passei direto e olhei lá dentro para ver se tinha alguém. Havia um senhor idoso sentado,com uma barba branca bem aparada. Usava gravata borboleta e suspensórios. Pensei que fosse o Jô Soares! Ele me olhou com aqueles olhos profundos. E disse calmamente: "Entre, meu filho!"

Deveria ser um vendedor de enciclopédias; não é possível que Deus fosse assim. Entrei, meio desconfiado, meio irônico e sentei-me ao lado do Senhor.

Fui logo falando:

-Que brincadeira é essa?

Ele não se abalou e disse calmamente:

-Você tem dito umas coisas interessantes sobre mim; não são muitos que têm essa coragem. Parabéns! A dúvida é um dos atributos humanos e deve ser usado.

- E quem é o senhor ou Senhor?

-Adorei a ironia. Quer dizer, não uso muito a palavra "adorar"; os outros é que me adoram.

Decidi entrar na brincadeira; não tinha nada a perder, a não ser uma meia hora para bater o ponto.

-Está bem, o senhor é Deus e resolveu tomar café comigo; tem bom gosto; venho sempre aqui. E o que quer comigo?

- E sou corintiano, como você! ( De repente , mudou sua camisa para uma do Corínthians. Lógico, Deus não podia ser palmeirense, talvez são paulino. Tomei um susto, mas ninguém ali parecia se incomodar.

-Mas eu poderia torcer para qualquer time, ter qualquer aparência; tomei essa forma de acordo com sua mente. Cada um me vê como quiser; no Tibete tenho uma cara; na África outra.

-O que acha da pintura de Miquelângelo, a criação de Adão?

- Muito boa, o Mique era um grande artista; um pouco temperamental; Da Vinci era mais equilibrado. Se ele me vê assim, ótimo! Quer que eu tome essa forma?

-Não!- Disse quase gritando- Iam pensar que estou saindo com alguém do elenco de "Os Dez Mandamentos"

-Ah, O Moses, quer dizer Moisés; esqueci que estou no Brasil, era meio surdo; tive que gritar aqueles mandamentos, mas não precisava ser tão rigoroso assim! "Não cobiçarás a mulher do próximo"-tem umas que são bem jeitosinhas,kkkkk!

Incrível; Deus ria!

-E por que não? O pessoal nos retrata muito a sério. O riso é um dos maiores dons Divinos; por que essa seriedade toda? Acaba naquela bobagem de Inquisição( Ele leu minha mente!)

Tomei coragem e falei, já que ele devia ser Deus mesmo.

-Tudo bem, o Senhor fica lá sentado, vendo tanta injustiça, tanta morte, tanta desgraça e permite isso? Para que criou o mundo? Para sofrermos?

Deus não se abalou, é lógico; nisso chega o garçom e pergunta o que vamos tomar.

- Um café expresso- disse Deus. E eu que pensava que só comia ambrosia, o alimento dos deuses!

-O mesmo para mim! Mas não respondeu à minha pergunta...

-Calma, rapaz; o mundo foi feito em sete dias; opa, essa é minha! Não foi bem em sete; estourei o orçamento...

-Mas me diga uma coisa; a criação do mundo foi daquele jeito ou como dizem os cientistas: "Big Bang"?

-Grande pum é melhor; estamos no Brasil,kkkk! Vocês são muito divertidos! Não foi nem de um jeito nem de outro. Me admiro de uns marmanjos ainda hoje acharem que estava com uma varinha de condão e "plim", criei tudo; deu muito trabalho. E nem foi como os cientistas dizem: um monte de raios, aminoácidos, chuva; não é tão simples assim, mas não vamos discutir com eles. O Big Bang foi a maior curtição ( Deus usa gírias dos 60!), aquela explosão toda e tudo voando; Einstein não me deixa mentir. Caprichei naquele cara. Mas o homem ( e a mulher) deram trabalho) . Ô sujeitinho orgulhoso, acha que sabe tudo, que é dono de tudo. O mundo não é só de vocês; podem usar a Natureza, mas os animais têm o mesmo direito ao mundo que vocês.

-Mas, e a pergunta que fiz antes...

-Ih, o café esfriou ( pegou a xícara com os dedos e o café ferveu. Fez o mesmo com minha xícara)

- E Jesus, como está?

-Ih, esse meu filho deu muito trabalho... ( falou olhando aos céus)

Eu me orgulho muito dele, muito inteligente, mas, é muito impetuoso, foi lá virar as bancas do templo; os romanos e sacerdotes ficaram fulos com ele. Mas, tenho que cuidar de todos meus filhos...

- Tem outros?

-Você não é atento mesmo; eu não disse "somos todos filhos de Deus?" É isso! Gosto de gente ousada; Nietszche e Dostoievski eram corajosos ao falarem sobre mim. Não gosto de gente que fica toda hora: "Ai, meu Deus!" Toda hora tenho que parar o que estou fazendo e às vezes são coisas que vocês mesmos podem resolver. Gosto da música de Raul "o início, o fim e o meio; é mais ou menos assim. "Mas saiba que estou em você, mas você está em mim"-vou corrigir. Você também é ousado ( disse, olhando fixamente nos meus olhos); claro que pode duvidar de mim, de que eu exista; é-lhe dado o livre-arbítrio de acreditar no que quiser ou não acreditar em nada se lhe apetece ( começou a falar como na Bíblia).

Ficou em silêncio por um instante "cósmico"; aqui fiz uma ironia. Depois falou:

-Em relação a sua pergunta, eu lhes dei ( ou vocês se deram ) esse mundo incrível, cheio de belezas e riquezas, que pode alimentar bem todo mundo, junto com todos os seres que existem sobre a Terra. Se quiserem fazer coisas incríveis, como as sinfonias de Beethoven, ótimo, mas se quiserem fazer besteira e explodir tudo, a bola está com vocês ( vejo que Deus curte também um futebol).

Por fim fiz a última pergunta :

-E Deus, ou o Senhor é brasileiro?

Deu uma risada e respondeu:

-Claro; acha que tenho cara de americano? Mas poderia ser também italiano, português, grego, russo... Lembre-se "O início, o fim e o meio...

Depois disso tudo girou e...acordei em minha cama. Caramba! Estava atrasado para o trabalho. Que sonho! Mas, na cabeceira, o recibo do pagamento da conta do café: Ele tinha cartão GOD e assinou embaixo: DEUS.