QUAL A OCTANAGEM DO SEU BOLSO?

Dia desses eu estava pensando sobre a importância da matemática na vida da gente.

Claro, obviamente que já foi percebido:

TUDA NA VIDA É MATEMÁTICA!

...desde a música,a massa do bolo, o corte&costura, passando pelo cartão de crédito...até à poesia!

Então eu concluía: se houver um lugar, como um país a simples exemplo, no qual a matemática é negligenciada, pronto, a vida complica por demais.

Você não consegue funcionar! Porque as "operações" não deixam!!

Vou propor aqui um probleminha cotidiano simples: como não entalar um caminhão sob um viaduto, ou uma ponte? Sério!

Peça ajuda à matemática! Tão fácil, elementar!

Aquela noção intuitiva de que o continente sempre tem que ser maior que o conteúdo, certo?

É só saber a altura do caminhão e a altura do buraco vácuo abaixo da ponte! Lembrando que o buraco sempre é mais embaixo!

Depois tem que saber se fazer o cálculo direitinho para tentar sair dele.

Porque....se o caminhão entalar, pronto, haja força de tração da física mental (algo como a matemática aplicada ao caos), para desinstalar o caminhão, que aqui, quando sai do buraco, geralmente sai junto com a ponte! Num movimento conjuntamente retroativo sempre parado!!

Putz!

E hoje alguém ensinava numa tela o cálculo do quociente eleitoral e partidário. Que não é coeficiente!! Brincadeira...

Desistam dessa matemática!!! Deve ser proposital!

Sem chances de consertar, via eleição, a tabuada desandada por aqui!

Nem vou explicar posto que , eu...e todas as gerações que se seguiriam a mim, faltamos naquela aula de fração matemática dos conjuntos vazios!

Com pleonasmo e tudo!

Mas com a minha compulsiva abstração literária deduzi que a matemática por aqui é a única culpada da nossa corrupção política!

Explica por que dois e dois sempre é infinitamente mais que quatro!

Se o povo soubesse fazer contas aritméticas com a mesma habilidade com a qual nos furtam nas contas em progressão geométrica, seríamos a maior potência do mundo!

Ara, e pensam que terminou por aqui?

Sobre o preço da gasolina, já fizeram as contas do preço do consumo por quilômetro?

Vou ensinar: "noves fora", divida o preço do álcool pelo da gasolina e você terá o índice de conveniência do furto: se der menos que setenta por cento ainda está mais barato ser furtado no álcool!

Isso se ele não virar açúcar no seu motor já quase diabético!

Mas, um alento: a nova gasolina tem melhor OCTANAGEM!!! Oi?

Lá fui eu aprender sobre octanagem que, na mecânica matemática, é a resistência no ciclo de Otto (admissão, expansão, combustão e exaustão) do combustível trabalhado pelo motor.

E esse é o motivo de a gasolina estar impagável, com ou sem resistência no ciclo de Otto.

Ela é menos pisoteada que o seu bolso!!!E dizem ajudar o meio ambiente. Ahã...deve ser o ciclo de "Ott...Ário" ao consumidor.

E quer saber se o impagável combustível colocado no seu carro é o da nova octanagem da nova lei? Super simples para um país educado como o nosso, que esbanja cidadania: meça ali,no equipamento disponível na bomba, a MASSA dum litro dele! Simples assim. Trivial. Fica a dica via Google, porque entrei na moda da pesquisa do pedaço :

"715 kg/m³

A nova especificação atende a Resolução 807/20 da ANP (Agência Nacional do Petróleo), publicada no início deste ano, determinando que a gasolina comum tenha massa específica mínima de 715 kg/m³ e octanagem mínima de 92 octanas pela metodologia RON (research octane number ou método de pesquisa)"

Viu como é fácil?

Depois disso tudo, em nome da matemática é só sair da bomba com o punho fechado gritando:

-Octanagem!!Ops

-Resistência!

-Resistência!

-Resistência!!!!

É o mantra da moda.

Advirto que nunca resolveu nada...mas vale tentar. Vai que...um dia, quem sabe...

O mais provável é que você, mais uma vez, se decepcionará com a octanagem do seu débil grito, mas ao menos você vai medir a RESILIÊNCIA do seu bolso...