“Fuio”

231

Há muitos anos, eu e minha mulher estávamos em um restaurante pé na areia, na praia dos Ingleses, aqui em Florianópolis. Jantávamos e tomávamos umas cervejinhas a mais. Havíamos ido a pé e por isso saímos do restaurante caminhando com riso solto e alegres.

Então, para brincar com ela, perguntei:

- Você sabe o que é "fuio"?

- Coomo? "Fuio"? - repete ela tentando compreender.

- Sim, "fuio, fuio"? - replico rindo pela cara de surpresa que fazia.

- "Fuio, fuio, fuio"? - repetia andando, tentando descobrir o que poderia ser.

Caminhávamos subindo uma rampa íngreme, em passo tranquilo, com ela atenta a sua pesquisa e eu curioso ao seu lado.

- Ah, não sei. O que é?

Fico quieto, com olhar jocoso para ela, em clima de suspense, pois sabia que a resposta iria derrubá-la, pela sua singeleza...

- É um "buiaco na paiede" - digo rindo.

Ela me encara, me olha por inteiro e começa a gargalhar e não para mais, quando acho que se recuperou, desata a rir tudo de novo. Rimos juntos e muito.

Quando terminamos de subir a rampa, chegando na avenida principal, damos de "cara" com uma casa com as janelas abertas e um casal de idosos nos olhando atônitos pelo estardalhaço que fazíamos. Riam também, estimulados por nossas risadas.

- Fernadinho, você vai perguntar para eles também se sabem o que é "fuio"? - fala ela para mim desatando a rir mais ainda.

- Vou não, de repente eles sabem, aí acaba a graça! - digo brincando.

- Que coisa Fernandinho! Como pode um homem tão grande dizer uma tremenda bobagem como essa! Coisa de criança! - continuava rindo comentando minha resposta estupida, a caminho de casa.

O "fuio" ficou na nossa história. Às vezes, ela me pede para contá-la, como hoje, e por incrível que pareça, ainda ri muito, relembrando-nos assim da primeira vez que lhe contei.

Com certeza, vocês não sabiam até agora o que é "fuio", não é mesmo? Vivendo e aprendendo!

https://blog-do-cera.webnode.com/

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 08/09/2020
Código do texto: T7057838
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.