VICENTE MATEUS, FILÓSOFO

Caros amigos e leitores,

Conforme prometi ao amigo e xará Beto bp, faço aqui uma rápida análise de duas frases lapidares deste que foi, sem sombra de dúvida, o maior nome da filosofia nacional.

Quando o grande mestre paulista disse que "quem está na chuva é pra se queimar', as gargalhadas ecoaram de norte a sul do país, mas, por questão de justiça, vejamos aonde quis chegar esse visionário. Na verdade, ele não se estava referindo aos pequenos índices pluviométricos, como, por exemplo, a famosa garoa paulista. Preocupava-se esse verdadeiro gênio com os grandes acontecimentos e, assim sendo, falava, naquele momento, sobre as chuvas torrenciais, que derrubam árvores, postes, arrebentam fios elétricos e causam inundações, o que, naturalmente, leva a sérias consequências, com muitos casos de queimaduras graves e até mesmo alguns morrem eletrocutados, já que a água é excelente condutor elétrico. Nesse caso, portanto, assiste razão ao Sr. Vicente, como resta cabalmente provado.

De uma outra feita, com seu vasto conhecimento acerca das intempéries que tantos problemas causam em nosso país durante o verão, notadamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, mais uma vez afirmou esse iluminado que "depois da tempestade, vem a ambulância", em inequívoca demonstração de sua argúcia e capacidade de antever os fatos, a partir dos menores sinais que os indiquem. Obviamente, em se tratando de tempestades, a afluência, não de apenas uma, mas de várias ambulâncias, é imprescindível, diante da catastrófica situação em que se encontram as vítimas.

Crendo ter explicitado os motivos pelos quais teci elogios ao grande Vicente Mateus e em face de sua importância para a Filosofia pátria, deixo ao amigo e xará Beto, ilustre poeta e escritor recantista a seguinte informação, que considero de extrema relevância, ante a eventual polêmica que eu possa ter causado com meu comentário.

Grande amigo e xará, devo dizer que, após o comentário, recebi, até as dezenove horas de hoje, dia 5 de agosto, por e-mail, um manifesto assinado por 287.953 pessoas, enaltecendo todas as besteiras, digo, pérolas filosóficas que o renomado mestre Vicente pronunciou, ao longo de sua gloriosa carreira.

Minhas mais cordiais saudações e um fraterno abraço,

Mario.

PS: Se vivo fora, ele próprio pediria ao nobre amigo Beto que não faça de seus discípulos meros bodes respiratórios, como outrora já fizeram alguns de seus detratores.

Bom dia, amigos.

Ótima quinta, Deus os abençoe. Bem-vindos à NOSSA página.

Mario Roberto Guimarães
Enviado por Mario Roberto Guimarães em 06/08/2020
Reeditado em 06/08/2020
Código do texto: T7027676
Classificação de conteúdo: seguro