Vida de Mãe: Na Quarentena - 01X01 - ESTREIA

EPISÓDIO:

“REUNIÃO”

FADE IN:

01 INT. APART DE SUSAN - SALA – DIA.

SUSAN (40) vem da cozinha com uma xícara de café e se senta a mesa, frente ao notebook que está sobre a mesma. Ela liga o notebook e abre o programa de vídeo chamada. Eis que VICTÓRIA (40) e TOBIAS (50) surgem na tela do notebook de Susan, em pequenos quadrados.

SUSAN — (acena) Oi, gente!

VICTÓRIA — Oi, amiga.

TOBIAS — Bom dia, flor do dia.

SUSAN — Ah, para, Tobias! Será que nem mesmo nas reuniões de pauta do jornal, você não se controla?

TOBIAS — (triste) Desculpa, Susinha. É que isso é mais forte do que eu. A sua beleza exuberante me deixa descompensado!

VICTÓRIA — (entra na onda) Ah, que isso, Susan? O Tobias só estava te fazendo um elogio.

SUSAN — Você para, hein, Vic! Para que eu sei muito bem o que você tá querendo fazer!

VICTÓRIA — (sorrir) Enfim, gente. Irene já me ligou hoje e disse que temos que enviar as pautas para ela analisar até no máximo às dez da manhã.

TOBIAS — Sorte que essa equipe é totalmente preparada.

VICTÓRIA — Susan? E você, já tem a pauta?

SUSAN — Eu? (hesita em responder) É... Eu creio que/

Susan é interrompida por um grito histérico de Stefanny.

STEFANNY — (OFF, gritando) Me dá isso sua peste!

VICTÓRIA — O que foi isso?

TOBIAS — Acho que tá rolando alguma treta aí, Susan!

GABRIEL — (OFF, gritando) Solta você! Eu quero o controle!

STEFANNY — (OFF, gritando) Você nem deveria tá aqui sua peste! Volta pro teu quarto!

SUSAN — Vic, Tobias... Eu acho que preciso ver o que é isso. Já volto.

VICTÓRIA — Claro amiga. Vai lá.

Tobias e Vitória sem ter o que falar sorri sem graça, um para o outro. Cuíca de grilo toca.

TOBIAS — E então, Vic, como tem sido esses dias?

VICTÓRIA — Bem.

TOBIAS — (sem graça) Que bom.

02 INT. APART DE SUSAN – QUARTO MENINAS – DIA.

STEFANNY (15) e GABRIEL (12) numa luta corporal pelo controle do drone.

STEFANNY — Solta esta merda, Gabriel!

GABRIEL — Nunca! Eu também quero brincar com o drone!

STEFANNY — Isso aqui não é brinquedinho pra criança!

Susan entra séria.

SUSAN — (firme) Mas o que tá acontecendo aqui?

STEFANNY — Essa peste do Gabriel que quer quebrar o drone!

GABRIEL — Quebrar nada! É mentira dela mãe. Eu só quero usar. A Stefanny tomou conta do drone e não me deixa brincar.

SUSAN — Querem ver eu acabar com esta merda de drone e ninguém brincar com mais merda nenhuma?! Eu estou em reunião. Parem com essa gritaria! Cadê a irmã de vocês?

STEFANNY — Sei lá.

GABRIEL — Ela tava aqui.

SUSAN — (chama) Bruninha.

Susan sai do quarto.

GABRIEL — Você nunca vai vencer essa batalha.

STEFANNY — (convicta) Tem certeza disso?

Stefanny empurra Gabriel, que cai no chão.

STEFANNY — Venci.

Gabriel a encarar a irmã seriamente, não gostando nadinha de ela ter empurrado-o.

03 INT. APART DE SUSAN – SALA – DIA.

Susan vem do quarto e vê BRUNINHA (9) deitada no sofá, dormindo. Ela estranha o fato da filha está ali, já que quando ela foi para o quarto, Bruninha não estava na sala.

SUSAN — (p/si) Essa garota parece que brota das entranhas desta casa. Eu, hein!

Susan volta para a mesa. Victória e Tobias ainda ali a espera.

SUSAN — Desculpa, gente, mas home Office mais filhos não dá muito certo.

VICTÓRIA — Fica tranquila amiga. Agora vamos falar de trabalho. Tobias, fala sobre a sua pauta.

TOBIAS — Bom, eu acho que seria interessante abordar a economia global.

VICTÓRIA — (categórica) Exemplifique! Eu só trabalho com exemplos!

TOBIAS — Por exemplo: por que as bolsas de valores continuam tendo altas mesmo com uma pandemia?

VICTÓRIA — Interessante. E você, Susan?

SUSAN — (improvisa na hora) Que tal uma matéria que faz um balanço do ciclo econômico que o Brasil teve durante alguns meses em que esteve como o epicentro da pandemia?

VICTÓRIA — Isso foi uma sugestão de pauta ou uma pergunta?

SUSAN — (nervosa) Uma sugestão e uma pergunta também, já que eu não sei por qual você vai optar.

VICTÓRIA — Ah, sim. Vocês sabem que eu sou amiga de vocês. Só que aqui, eu sou a editora chefe, então eu tenho que cobrar! Mas não é nada pessoal.

TOBIAS — Claro, Vic, a gente entende. Trabalho é trabalho.

SUSAN — Me admira muito você falar isso, Tobias. Trabalho também é lugar para passar cantadas de baixo nível?

TOBIAS — Baixo nível não, tá?! São as melhores!

SUSAN — Sei. Que nasceram junto com Roberto Carlos, né? (olha para o céu) Que Deus o tenha.

TOBIAS — Ele tá vivo ainda, mulher!

SUSAN — (arregala os olhos) Vige! Cometi um equívoco aqui!

VICTÓRIA — Conversas paralelas neste momento não é adequado, gente. Veja, vocês fugiram tanto do foco, que agora vou ter que reexplicar pro leitor a minha fala abaixo.

SUSAN — Desculpa, Vic. Eu não podia perder essa oportunidade. Mas fala aí.

VICTÓRIA — Susan, acho que falar sobre isso não é mais tão interessante. Esse assunto já está saturado. Inclusive o assunto central desta série como um todo, já está saturado! Por outro lado, a pauta do Tobias é extremamente importante no tocante ao que diz respeito a investidores. Esses dias mesmo, Irene me informou que alguns investidores do Jornal estavam sentindo falta de matérias sobre a economia Global durante a pandemia.

TOBIAS — Então eu tenho o seu aval, Vic?

VICTÓRIA — Sim. Mas vamos trabalhar essa ideia mais profundamente. Não há possibilidade de falar sobre isso em uma única matéria. Vamos abordar todas as especificidades durante a semana.

SUSAN — Por mim, tudo bem.

Stefanny vem do quarto, furiosa com o celular todo coberto por uma espuma de barbear.

STEFANNY — (furiosa) Olha aqui! Olha o que o seu filho fez com o meu celular! Eu vou matar esse moleque, mãe.

SUSAN — Stefanny, eu estou no meio de uma reunião. Depois eu vejo isso.

STEFANNY — É sempre a mesma coisa, né? Pra mim, a senhora sempre está ocupada!

Stefanny volta para o quarto. Bruninha acorda.

BRUNINHA — Mãe, o que tem pra comer?

Victória e Tobias assistem e ouvem tudo que se passas na casa de Susan, surpresos.

SUSAN — Filha, pega o que você quiser comer lá no armário.

Bruninha segue para a cozinha. Gabriel e Stefanny vêm do quarto. Stefanny segurando uma máquina de cortar cabelo e Gabriel correndo dela.

GABRIEL — Para com isso, Stefanny!

STEFANNY — Não quis acabar com meu celular, agora você vai ficar que nem um monge!

SUSAN — (grita) Parem com isso vocês dois!

VICTÓRIA — Su, eu acho que você precisa de um tempo pra organizar as coisas por aí.

SUSAN — Não! Eles só estão brincando. Podemos continuar.

TOBIAS — (desculpa esfarrapada) Eu tenho que ir ao banheiro.

Tobias sai da frente do Webcam e desliga a mesma.

VICTÓRIA — Mais tarde a gente volta a falar sobre a pauta.

SUSAN — Não, Vic! Espera aí. Mas a Irene tem urgência pra tudo isso estar pronto!

Victória desliga a Webcam. Stefanny continua a correr atrás de Gabriel para raspar sua cabeça. Susan olhando aquela cena meneia a cabeça negativamente, coloca as suas mãos no rosto e fica meneando a cabaça negativamente. Ao fundo, ainda ouvimos Stefanny e Gabriel.

SUSAN — (OFF, Narrando) A expectativa de que o home Office me traria conforto e paz para trabalhar era mera ilusão. Fico muito mais estressada dentro de casa, do que se eu estivesse na minha rotina normal. (P/CAM) Vida de Mãe Na Quarentena não é fácil!

FADE OUT.

FIM DO EPISÓDIO

Ramon Silva R
Enviado por Ramon Silva R em 15/07/2020
Código do texto: T7006920
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.