Alfabetização Alcoólica (como surgiu)

Numa certa aula do Mobral, em tempos idos...

::::::::::::::::::::::::::::

- Ô...hêi...! Luiz Inácio...! Olha para o quadro... e soletra aqui, ao invés de ficar conversando no fundo da classe.

- Sim, professora! Bê-a-Bá... bê-ê-bé...! Professora, confesso que tenho treinado mais em casa ultimamente, por isso que num instante chego ao “bê-u-bu”.

- Pare com isso, ô Lula...! Está pensando que é o “presidente” da turma, brincando na aula assim?

-----

Eis a seguir o depoimento da professora, quando se aposentou naquela época.

- O Luiz Inácio repetiu de ano algumas vezes, mas eu consegui alfabetizar o infeliz. Pena que na foto da formatura ele aparece com os olhos “meio virados”.

::::::::::::::::::::::::::::

Nota de bebericamento ----------- O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi criado como fundação em dezembro de 1967, pela Lei nº 5.379. Vinculado ao Ministério da Educação, ele tinha por objetivo ocupar os espaços de alfabetização e educação de adultos anteriormente preenchidos por programas ligados aos movimentos sociais ou ao governo derrubado em 1964.

Confira em “Que República é essa?”: http://querepublicaeessa.an.gov.br/temas/66-filme/191-mobral.html