Só os bruxos horrorosos são feios Montaigne? Não porque Lúcifer era o anjo mais belo

Não, pois horroroso seriam se a beleza não fosse uma situação cultural.

Rejeitar a tradição metafísica na qual o problema da morte sempre foi pensado desde os pensadores gregos aos teólogos medievais, nos aconselhando a seguir a natureza (diante do morrer é melhor seguir a natureza) ou, o costume e, com isso, se distancia não só da dogmática cristã, mas também dos ensinamentos morais helenísticos. Filosofar é ensaiar, é uma instância de julgamento e não uma essência.

Morrer é conformar-se com a nossa natureza constituída pelo hábito (experiência de si, autorretrato moral): entendimento e imaginação: só é possível aprender a morrer bem, filosofando! Não buscar o conhecimento do SER (das religiões), mas o de si mesmo. Não apreender o SER, mas apreender-se. O horroroso e o lindíssimo são os dois lados da mesma moeda, até para anjos e bruxos.

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 03/06/2020
Código do texto: T6966456
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.