UMA CONSULTA PANDÊMICA
Ele estava desesperado, então, ligou para o primeiro consultório que encontrou no aplicativo.
-Alô, preciso duma consulta urgente. O médico tá aí?
-Bom dia,o senhor já é paciente?
-Daí não. Mas sou paciente de muitos médicos da cidade! Não consegui nenhum que me visse! Preciso que alguém veja meus exames!Quero ver o médico!Por favor.
-Senhor, só estamos atendendo "urgências"!
-Mas o meu caso é urgência, quero que alguém veja meus exames!
Eu acho que vou morrer...eu sinto.
Mais tarde, na consulta:
-É você o médico?
-Pois não, estamos em esquema de isolamento, todos os procedimentos para a pandemia, o senhor poderia tirar sua máscara do pescoço e colocá-la no acesso das sua vias respiratórias?
-O quê? É pra por no nariz, é isso?
-Por favor, cubra a boca e o nariz. O que ocorre com o senhor?
-Nada, é que meu pai morreu do coração há dez anos e eu resolvi fazer um check...como que é mesmo...é aquele montão de exames, que eu já trouxe para você...mas pera aí ,deixa eu ver meu whatssap primeiro que tenho mensagens... deixa ver...
Depois duns dez minutos:
-Olha, a senha dos exames que meu médico pediu é essa aqui, dá pra você ver no seu computador?
-Infelizmente não, estamos sem o sinal, o senhor não quer me falar um pouco sobre o senhor?
-Nada, já falei pros outros médicos, tô cansado de falar de mim, eu sou super saudável, meu diabetes está controlado, minha glicada está dez...já perdi trinta quilos e agora estou só com noventa e nove.
-Senhor, pelo amor de Deus, dez é altíssima, inclusive numa época como essa.
-Peraí, é nada ,estava quinze no mês passado, peraí que vou tentar ver meus exames e todo o histórico deles aqui no meu celular.
Eu já analisei alguns para facilitar , estão ótimos.
Depois de dez minutos.
-Achei.Você quer ver?
E o médico, todo temeroso dos fômites (objetos contaminados com vírus) teve a infeliz e pacienciosa ideia de pedir para que o homem lesse os resultados em voz alta.
-Ok, leio, são trinta exames, afora os ultrasons. Tem o doppler, tem o ultrassom do abdomem, o de tireóide. Só não tenho os Raiosx.
-Lá pras tantas do horário correndo, ele lia e analisava um por um...para o "seu" novo médico já "pandemicamente" irritado.
-Olha senhor, preciso ir ao Hospital, tenho horário para chegar, o senhor quer voltar noutro dia com os exames impressos numa consulta agendada?Assim eu lhe oriento melhor.
-Volto sim, mas nem precisa me orientar, quero SÓ falar do meu nódulo calcificado da tireóide: o tamanho é de 0,5x0,5x0,6. Não tinha quer ser tudo 0,5 para não ser perigoso? Ah! e tem o laudo ultrassom de abdômen, veja ...doppler dos membros inferiores, ops peraí, ah esse é do vascular, acho que me enganei aqui, some tudo da tela, que saco isso aqui!
E o médico se contorcendo...na surrealidade.
Mas ainda se controlou, educadamente.
-Senhor, por favor, procure um endocrinologista.
-Já fui em quatro!- todos ficaram muito nervoso com meus ex -exames e me dispensaram.
-Hummm...ah tá...
E depois do resultado bioquímico lido:
-Doutor, como acha que estou, o que devo mudar nos meus remédios?
-Olha, eu "acho" que fica tudo como está. O senhor esta bem medicado, só precisa melhorar a dieta e fazer exercícios físicos...uma caminhada, ao menos para diminuir sua gordura abdominal.
-Agora não dá, né doutor! Com essa pandemia, o senhor quer que eu vá caminhar onde? E ainda quer que eu pare de comer! Tá difícil seguir sua orientação, doutor. Assim vou ficar doente.
E a última tentativa em meio àquele sufoco pandêmico:
-O senhor já foi a um nutricionista?
-Doutor, esse é o único médico que eu ainda não fui...