Bananas: essas 10 conhecidas/ciência japonesa

Fortaleça seu sistema imunológico, com essa ligeira aula de Boas Bananeiras.

Antes, uma observação.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::

A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e vitaminas B1, B2, B6, além dos minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico. Eis a lista genérica das 10 conhecidas. Quando a produção visa a abastecer apenas o mercado interno, as variedades mais utilizadas são: Prata, Prata Anã, Pacovan, Maçã, Terra, Mysore e D’angola. Para exportação, as variedades Nanica, Nanicão e Grande Naine são as mais utilizadas.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Confira em:

https://www.cpt.com.br/cursos-fruticultura-agricultura/artigos/producao-de-banana-principais-variedades-tradicionais-e-hibridas e em https://belezaesaude.com/beneficios-banana/

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Voltando aqui, o Tex.

Banana é coisa séria! E você, leitor, deve conhecer a utilização sociológica das bananas.

Mas, VEJA logo a seguir a SEGUNDA e ÚLTIMA parte desta breve aula de Boas Bananeiras.

Na Universidade de Harvard, nos EUA, deu-se o evento a seguir mencionado, conforme foi descrito pelo site ESTADO DE MINAS.

ASPAS abertas (a seguir) para o site ESTADO DE MINAS / internacional

// 18/09/2014 21:25

Japoneses que descobriram o "coeficiente de fricção da casca de banana" ao ser pisada e espanholas que propõem fabricar salsichas nutritivas com excrementos de bebês foram alguns dos cientistas premiados nesta quinta-feira com o Nobel alternativo em Harvard (Cambridge, nordeste dos Estados Unidos).

A cerimônia da 24ª edição dos Prêmios Ig Nobel foi realizada no Teatro Sanders da prestigiosa universidade americana diante de mais de mil pessoas e com a presença de vários dos agraciados, que só recebem uma menção e não um prêmio em dinheiro.

Os prêmios Nobel alternativos premiam descobertas que "fazem primeiro as pessoas RIREM e depois PENSAREM", de acordo com o site dos organizadores.

Em Física, por exemplo, o prêmio foi para os japoneses Kiyoshi Mabuchi, Kensei Tanaka, Daichi Uchijima e Rina Sakai, por medirem a quantidade de fricção entre o sapato e a casca de banana e entre esta e o chão quando uma pessoa pisa.

Uma das curiosidades da cerimônia é que os prêmios são entregues por verdadeiros premiados com o Nobel.

Estiveram presentes nesta edição Martin Chalfie (Prêmio Nobel de Química em 1998), Eric Maskin (Economia, 2007) e Carol Greider (Medicina, 2009), entre outros.

A cerimônia é organizada pela revista de humor científico "Anais da Pesquisa Improvável", que destacou trabalhos em dez categorias, sendo que alguns deles nem haviam sido inscritos no concurso por seus autores. Os Ig Nobel não só premiam pessoas, mas também empresas e governos.

\\ ASPAS fechadas para o site ESTADO DE MINAS / internacional.

Confira em: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2014/09/18/interna_internacional,570542/ig-nobel-tem-premio-para-estudo-sobre-casca-de-banana-e-outras-curiosidades.shtml

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Voltando para comentar e encerrar aqui, o Tex.

Banana é coisa científica e, sendo assim, os jornalistas deveriam receber bem as bananas.