MAL achado de ASSIS – “Quem opina?”
Conta-se por aí a seguinte tragédia.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
O faxineiro Assis atendeu a um chamado com finalidade de fazer um recolhimento da sujeira causada na sala de reuniões da Diretoria da indústria onde trabalhava. Teria que ser rápido e eficiente, pois a elite ali presente não poderia interromper a reunião que já havia se iniciado e que tinha como assunto a coleta de opiniões sobre aumentar as vendas do creme de barbear. Após haver se apresentado lá, foi-lhe apontado o local onde alguém havia derrubado a bandeja.
Alguém que era chefe do setor de vendas explicava:
- “Não tem como melhorar ainda mais o creme de barbear. E já mudamos a cor da embalagem várias vezes. Também já gastamos muito com publicidade”.
O clima era de um silêncio pesaroso, pois o produto perdia para concorrentes de qualidade inferior. O diretor da empresa insistia:
- “Mas daqui desta reunião tem que sair alguma ideia, que é para hoje. E nem almoço teremos até surgir a ideia”.
O faxineiro Assis sentiu pena daqueles chefes de produção, pois alguém ali certamente perderia o emprego naquele dia. A não ser que ele pudesse ajudar com a ideia que lhe veio à mente, pois a empresa, com aqueles problemas continuados, iria ter um futuro aperto que causaria demissões em massa – talvez atingindo até ele mesmo.
Então todos ouviram quando o faxineiro Assis, levantando a mão, proferiu em alto e bom som aquilo que ele achava ser a solução.
- “Doutores, se me permitem, EU ACHO que a solução pode ser simplesmente aumentar o tamanho do furinho na ponta da bisnaga do creme de barbear e com isso a pessoa acaba gastando mais a cada uso. Depois vai correr ao comércio para comprar mais”.
Naquele dia, graças à opinião do Assis (que foi somente um pouco melhorada), ninguém ficou sem almoçar nem perdeu o sono à noite com medo de ser demitido em qualquer dos vários quadros de gerências, desde a produção até o setor de vendas.
Somente o Assis não voltou mais para trabalhar no dia seguinte, pois a empresa aproveitou com sucesso a ideia que ele corretamente achou que ajudaria. Mas a direção avisou que jamais deveria alguém da área de limpeza querer interromper uma reunião de diretoria, muito menos querer saber mais do que toda a chefia de vendas e de produção. Assim, o Assis foi demitido.
::::::::::::::::::::::::::::::
Moral da história (estória) ----------- Quando se trata de “EU ACHO”, existe o bem achado e existe o mal achado.