Pedido de um Defunto

Querida Prefeita da cidade onde morei. Sou um miserável que em vida nunca deu trabalho a seu ninguém,jamais pedi qualquer favor em troca de meu voto, até porque nunca me ofereceu, mas agora pedirei. Fique tranquila , darei um jeito de retribuir o favor , caso seja feito, que será útil não somente a mim ,mas também a todos os meus vizinhos . Moro numa casinha de concreto à esquerda da entrada do cemitério , durante o dia não faço outra coisa a não ser ler, exceto no feriado . A noite , abro a tampa do caixão , subo em cima da cova , e as vezes pego escondido um pouco do café do coveiro , e fico , a cada gole, lembrando do tempo em que eu era valorizado. Naquela época ,eu tinha título. Será que se pagássemos impostos e pudéssemos votar nossa cidade inanimada seria visto com outros olhos ? Aqui não pagamos água nem luz. Salvo a chuva , o único dia que nossos túmulos é lavado é no nosso dia, 02 de novembro , com lágrimas da nossa mãe, pai, filhos. Apesar do estado que se encontra nosso habitat , muita gente veio nos visitar. Depois de ter chorado , o que mais se ouvia eram esses murmúrios “ Não cabe mais ninguém. “ , “ A situação aqui ta feia . “ prefiro que meu corpo seja cremado e jogado no rio gavião. “ Aí, parece que um defunto me beliscou aqui. “ Não senhora, foi só um dos tantos espinhos que se multiplicaram pelas ruas. Se estão ruim pra vocês ,que raramente pisam aqui , imagina pra gente que não saí daqui ? Aqui ta uma bagunça . Hoje mesmo , uma mulher quase me afoga de tanto chorar sob meu túmulo , pelo menos refrescou ; preciso que alguém da minha família coloque uma foto minha ou meu nome identificando que eu sou eu e não esse tal falecido , que a bonitona tanto sente falta, se bem que eu queria.

Casas abandonas , não identificadas , portas abertas, ruas abandonadas ( não precisa asfaltar , só limpar freqüentemente) , se não tomar providência chegará um tempo que sete palmos será mais caro do que um terreno no centro da cidade. O que fazer ? Comprar um terreno maior para nossa população ou a solução seria bater laje ? Se não acredita nas minhas palavras , venham pessoalmente ver , mas venham preparados , bota, calça , chapéu , o capim e o mato não param de crescer. Caso meu pedido não seja realizado, peço humildemente a um filho de Deus , que me traga uma enxada , foice, vassoura e pá. Serei o zelador do cemitério.

Bom, a prosa tá boa, mas tenho que voltar pra minha humilde residência antes que o coveiro chegue e descubra que fui eu que tomei o resto de café que sobrou da garrafa. Dê lembranças a minha família ,caro amigo. E , vocês que estão respirando , não esqueçam da frase de Fernando Pessoa “ O homem ( o ser humano ) é um cadáver adiado. “