A GRANDE FAMÍLIA

Reunião das festas de fim de ano

É uma grande alegria, quando depois de alguns meses sem se encontrar, surge uma oportunidade para o encontro da grande família, ali encontramos parentes que há muito não víamos, assim como pessoas novas que entraram para a família durante aquele tempo.

No ambiente de confraternização e amizade, surgem os elogios de uns para os outros muitas vezes não muito sinceros, mais faz parte do tema desses encontros.

Quanto aos participantes podemos classificá-los da seguinte forma: sinceros, menos sinceros, gozadores, observadores, os que usam um pouco até da falsidade e outros.

OS SINCEROS, aqueles que realmente não fazem elogios a respeito de um idoso ou das pessoas que já estão bem desgastados e preferem se omitir a dar elogios descabidos, apenas se confraterniza com um abraço.

OS MENOS SINCEROS olham para uma mulher que já estar beirando o cabo da boa esperança e diz: Olha você realmente está em cima hem?

OS GOZADORES já se nota sem muito esforço, pois os seus elogios são apenas meras hipocrisias totalmente sem valor.

OS OBSERVADORES vão anotando na memória as garfes de alguns, para fazer seus comentários posteriores.

OS QUE USAM UM POUCO DA FALSIDADE, depois de tecer o elogio, olha para a amiga mais próxima de maneira insinuante como quem diz, ela está pensando que é verdadeiro esse elogio.

OUTROS que no momento da despedida de alguém, comenta, está na hora dessa mala ir embora mesmo.

Mas no frigir dos ovos, todos os ingredientes citados fazem parte do ser humano, é uma coisa que não faz mal para ninguém, ao contrário anima mais os encontros dessas famílias com a grande família e servem até para atualizar as fofocas que estavam atrasadas.

AMENIDADES
Jurandir Mota