NARCISO A BORDO!
Hoje, precisei descer até a portaria para resolver umas questões de condomínio com o zelador.
Conversamos por alguns bons minutos e lá na guarita, sob o filme das câmeras de vídeo -segurança, observei algo muito interessante.
Todos, sem exceção, ao adentrarem pela porta do elevador cometeram o mesmo ato NARCÍSICO em primeira instância: miraram-se compulsivamente no espelho, alguns mais grudados, outros mais descolados, ou mais disfarçados, mas enfim , sem querer ser invasiva na câmera do "Big Brother Condomínio", tal fato é algo muito revelador da personalidade.
Vejam só:
Os homens na sua maioria, primeiramente olham para o teto, depois para o chão, dão um soslaio...disfarçam , e pumba! Não resistem.Alisam a barba, ajeitam os cabelos, retocam os óculos, e revisam os dentes nas caretas mais variadas...Depois disfarçam novamente, olham para os sapatos e saem do elevador como se nada tivesse acontecido.
As crianças sempre entram espivitadas, correndo, e praticamente trombam de frente com a sua imagem. Limpam os narizes, e ficam se observando em saltos ornamentais sem saírem do lugar.
Os adolescentes são os mais incríveis.QUANDO ENTRAM NO ELEVADOR usam o espelho para terminar tudo o que não conseguiram terminar antes de saírem de casa. Penteiam os cabelos, ou a escultura de cabelos, cutucam as espinhas, lustram os piercings, passam o fio dental, mandam caretas para as mães através do espelho, amarram os tênis, conferem se ficou bom e depois se olham ao celular para saber se estão charmosos ao telefone.
Se forem meninas, terminam a maquiagem. checam a bolsa, e reajeitam os cabelos "ene vezes"...com movimentos que quase quebram seus pescoços... ai que aflição...
Agora se for aquela vizinha dondoca sarada e bonitona, ocorre o que vi hoje: Precisaria ter olhos na nuca para enxergar se seu traseiro ESTAVA PERFEITO. Vi uma cena que olha, juro, pensei que a tal da dona ia se dar um nó para checar se o Bum Bum estava bem acomodado no jeans de grife. E podia sobrar para mim e o zelador! Um socorro para a desenrolar, talvez...
Agora, se algum "homem" entrar e se enrolar no mesmo nó para checar o seu bumbum...com certeza será alguém mais "alegre' que os demais passageiros, podem apostar!
Já os idosos são menos narcisistas! Deve ser por isso que uma grande poetisa já escreveu que "envelhecemos para quebrar o ego".
Entram, também não resistem, mas olham-se rapidamente, e dão as costas ao espelho, afinal, já aprenderam que a vaidade não é o mais importante nessa vida.
E por fim...os cachorrinhos, alguém já os observou no elevador? Vira e mexe se assustam com a sua imagem, ficam bravos e histéricos, não param de latir querendo atacar o espelho, e os tímpanos dos que estão ao lado.
Bom, depois dessa monografia em "psicologia nos elevadores", cheguei à conclusão de que não há quem não se revele frente a um bom espelho...
Portanto, atenção, senhores passageiros...Narciso está a bordo!