ISSO COM CERTEZA É O FALSO MAIS VERDADEIRO DO ANO!!!!

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA DE TESTE VOCACIONAL... LADRÃO???

Verificamos: Lula não ‘confessou ser ladrão’ nem entregou seus companheiros em discurso

Circula nas redes sociais um vídeo no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo o título, “confessa que é ladrão e entrega os companheiros”. Por meio do projeto de verificação de notícias&usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa.

“SOB EFEITO DO ÁLCOOL, LULA CONFESSA QUE É LADRÃO E ENTREGA OS COMPANHEIROS”

Título de vídeo publicado no YouTube pelo Canal do Conservador que, até as 17h30 do dia 9 de dezembro de 2019, tinha sido visualizado por mais de 219 mil pessoas

FALSO

O título do vídeo analisado pela Lupa é falso. Na gravação publicada sob esse título, em momento algum Lula “confessa” ser ladrão e “entrega” algum companheiro. Ele apenas diz que tem direito a um “julgamento democrático” e que, se as pessoas forem presas com base somente em delações premiadas, “nenhum de nós escapa”. Não há, tampouco, qualquer evidência que ele estivesse sob o efeito de álcool durante a gravação.

O vídeo do qual esse trecho foi retirado é antigo. Trata-se de um discurso feito por Lula em evento que comemorava os 25 anos da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CNM-CUT), no dia 28 de junho de 2017. A fala foi transmitida ao vivo na página do Facebook do próprio ex-presidente.

No trecho publicado no YouTube pelo Canal do Conservador, Lula diz o seguinte: “Eu quero que qualquer pessoa que tenha roubado seja presa. É importante deixar claro. Mas eu quero que toda e qualquer pessoa, do mais pobre ao mais rico, tenha um julgamento democrático, tenha direito de defesa. E ninguém pode ser preso por uma delação premiada, porque, se isso continuar, nenhum de nós escapa.” É possível ver essa fala a partir dos 25 minutos de vídeo.

Na transmissão completa, ele continua esse raciocínio, apontando para outras pessoas no palco e dizendo: “Vão chegar e dizer que o Paulão é ladrão, que esse aqui é ladrão, sabe? E aí, o cara vai prender?”. Ou seja, na verdade, ele está criticando as colaborações premiadas, e não confessando um crime.

Nota do divulgador:- COM CERTEZA É O FALSO MAIS VERDADEIRO DA NOTICIA VEICULADA NESSES ANOS TÃO PETISTAS OU PESTISTAS (PESTES)!!!!