MANUAL DA TERCEIRA IDADE

Caros amigos com mais de sessenta anos: pratiquem a idade com responsabilidade. Vejamos alguns itens a serem observados:

1) Beba com moderação, até porque você já conhece os efeitos e as desfeitas de uma ressaca.

2) Pratique amor. Não exija demais de você nem das pessoas que estão com você, principalmente se for só uma. Vá de leve, mas se precisar “subir paredes” faça-o, é sempre bom sair da rotina.

3) Jamais suba em escadas ou telhados: primeiro porque você tá mais perto do céu (vá que Jesus te veja ali e te puxe pra cima); segundo porque existem jovens dispostos a trepar onde você não pode mais: escadas e telhados.

4) Pratique o sim e o não com vontade. Há filhos dizendo: “mamãe/papai isto você não pode. Fique sentado/deitado: descanse. Nestas horas a gente já sabe que tem a eternidade pela frente, então descanse somente lá, na eternidade. Movimentar-se é saudável, apesar de dolorido, mas tudo dói, não? Então diga não! Diga eu quero!

5) Dance, balance, cante, vá viajar. Aumente suas despesas de viagens e reduza-as com os remédios. Remédios só os de uso contínuo, tipo os de pressão. São imprescindíveis.

6) Acumule menos. Para que você quer mais um imóvel, nestas alturas da vida? (sabe o que acontece com os herdeiros depois, né?). A culpa será sua pelas brigas que advirão no futuro. Para que um carro novo agora? Ande de ônibus (é grátis); use mais os trens; voar é ótimo (assim você já começará a conhecer os céus, poderá até ver suas acomodações nas nuvens e testar suas asas). Voe! Use a imaginação! Voe muito!

7) Evite ficar sentado demais. Tudo que você come, respira e aspira vai se acumulando e criando uma manta adiposa nos quadris e abdômen (mais conhecida como SAMANTA, falando devagar agora “essa manta de gordura”...).

8) Faça sexo sempre que puder. Se for com alguém da sua idade, faça com responsabilidade, sem a preocupação de uma gravidez, nem terá que casar às pressas. Mas faça sexo por prazer. Permita-se! Você pode!

9) Não ouça tanto seus filhos. Melhor, deixe que eles cuidem dos seus próprios filhos. Não foi isto o que você fez? Deixe que eles conheçam o que é o SERASA e o SPC, porque muitas vezes eles não se preocupam em empurrar você pra lá. Pare com esta história de emprestar o cartão e uma folhinha de cheque. Sabe onde isto vai parar, né?

10) Gaste o seu dinheiro com você, afinal de contas, você trabalhou a vida inteira pra quê? Deixe com que eles aprendam com as dificuldades. Afinal não foi assim que você aprendeu? Criamos os filhos para o mundo e você não irá conseguir protegê-los sempre. Já imaginou quando você estiver ocupando seu lugar numa nuvem? Não vai poder fazer mais nada e ao invés de ficar tranquilo(a) pulando de uma nuvem para a outra lá no céu, vai ter que ficar olhando preocupado(a) para baixo com quem não enxerga nada além do próprio umbigo. Depois não me venha reclamar de labirintite e vertigens... jovens são assim, só criam maturidade depois dos 60. Não é?

11) Não fale de doenças! Jamais diga “eu conheci alguém que morreu disto”! jamais dê receitas de “remedinhos” caseiros, para isto ou para aquilo. Nem todos são tão bons quanto o bicarbonato de sódio que serve pra tudo... esqueci. Não era pra dar receitas... além de ser chato você pode estas matando alguém. Já pensou em se tornar um “serial killer” na terceira idade?

Assim sendo reflita sobre isto:

- Sorrir cura!

- Ter fé é um santo remédio!

- Ajudar (eu disse AJUDAR, não ser escravo dos outros) faz bem!

- Há uma grande diferença entre ser bom e “bonzinho”.

- Viagem muito! Afinal de contas quando a vida acabar é isto o que você vai fazer no além, viajar pelo universo, então pratique desde já. Você verá que a eternidade não é tão ruim assim!

Abra um sorriso e enfrente o poder da idade, irá descobrir que tudo dói menos...

_______________________

01.12.19

MÁRIO FEIJÓ
Enviado por MÁRIO FEIJÓ em 01/12/2019
Código do texto: T6808285
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.