O CASTIGO PODE PEGAR VOCÊ.

Como gosto dos cronistas antigos, estava lendo Humberto de Campos, um maranhense que viveu no Piauí. Plantou um cajueiro que até pouco tempo existia na cidade de Parnaíba. O médium Chico Xavier recebeu muitas mensagens de Umberto de Campos do além...

Contou Humberto Campos o caso de um homem da cidade de Cariré Ceará que ficando corno resolveu sair para o Acre. Era vergonhoso todo mundo ficar olhando e comentando quando alguém era corno.

Notícia no começo do século XX era precária uma carta demorava mais de mês para chegar ao destinatário. O cearense escreveu uma carta para mãe dele em Cariré Ceará. O compadre da mãe do rapaz quem leu a carta. A qual dizia que estava bem e ficando rico. Àquele era um lugar abençoado chovia e a terra era boa. Aconselhava aos amigos que, porventura, recebessem um chifre que fossem para o Acre. A mãe do homem pediu ao compadre que não contasse o conteúdo da carta para ninguém, porque o lugar poderia fiar sem homem. Imagino que todos eram cornos.

Lendo isso me lembre de uma mulher que advertiu o marido quando pedia um castigo, dilúvio, para acabar como os cornos do lugar. A mulher falou: “Homem você nem sabe nadar e fala um besteira dessa”?

Assim a cearense pensou e não queria que o lugar ficasse deserto.

Humberto de Campos era muito bom contista cronista e romancista.

ADÃO NHOZINHO

HUMBERTO DE CAMPOS
Enviado por ADÃO NHOZINHO em 28/10/2019
Código do texto: T6781241
Classificação de conteúdo: seguro