O PODER DA LÓGICA

.

Dois amigos se encontram no centro da cidade, um deles carregando uma pilha de livros novos. O outro, curioso, pergunta por qual motivo ele gastou tanto para adquirir todos aqueles calhamaços.

- Veja bem, responde o amigo, esses livros tratam daquela parte da Filosofia que se chama Lógica, uma disciplina mediante a qual podemos explicar tudo o que acontece no mundo, absolutamente tudo!

- Fala sério ou está exagerando?!

- Estou falando seriamente e, se quiser, lhe mostro o poder da Lógica aqui e agora. Por exemplo, me diga o nome de uma coisa que se encontra na sua casa.

- Bom, o primeiro objeto que me vem na cabeça é o meu aquário...

- Ótimo! Então tente acompanhar o meu raciocínio... No aquário se encontram os peixes, não é? E os peixes vivem bem onde há muita água, certo? Logicamente muita água se encontra no mar e o mar fica na beira da praia. Agora é evidente que, no verão, faz muito calor na praia. E se faz muito calor as pessoas se despem e ficam peladas. Mas se as pessoas ficam peladas, logicamente também as mulheres ficam nuas. Portanto, pela lógica, deduzo que você gosta de mulheres nuas!

- Minha nossa, mas essa sua lógica é simplesmente incrível! Você, partindo de um dado aparentemente insignificante, por meio do raciocínio lógico alcançou a verdade e adivinhou que eu gosto de mulheres peladas. Parabéns!

- Isso mesmo, amigo. A partir do detalhe do aquário chegamos a descobrir que você gosta de mulheres nuas. Essa é a força da Lógica.

No dia seguinte o nosso amigo, impressionado pelo poder da disciplina filosófica, vai ao centro e compra um monte de livros. Enquanto está saindo da livraria se depara com outro conhecido que lhe pergunta o motivo dele ter adquirido todos aqueles volumes.

Ele, em tom de superioridade, lhe responde assim:

- Você acredita que quem estuda a Lógica não apenas entende todos os fatos do mundo, mas se torna capaz de descobrir a verdade a partir de um ínfimo detalhe?

- Será, mas tenho as minhas dúvidas...

- Quer que lhe mostre esse poder agora mesmo?

- Sim, me mostre.

- Por exemplo, você tem um aquário na sua casa?

- Não, não tenho!

- Não tem mesmo?

- Não!

- Então você é um veado!

Esse texto se encontra também o meu E-book intitulado: "Artigos, Contos & Textos de Humor" que pode ser baixado grátis na seção E-livros da minha escrivaninha.

Richard Foxe
Enviado por Richard Foxe em 16/10/2019
Reeditado em 01/11/2019
Código do texto: T6771250
Classificação de conteúdo: seguro