O velhinho polítizado e as meninas da praia!

Fala-se muito ,atualmente, em Ditadura ,Democracia; Há um confronto entre os que dizem que o Brasil não viveu uma Ditadura ( em se tratando da segunda metade do século XX) com os que afirmam que foi sim , uma Ditadura ,aquele período dos anos 60 aos anos 80 desse referido século.E nessa questão, eu confesso que só fui saber o que era Democracia , nos termos constitucionais, há pouco tempo, através de um professor “amalucado”de Direito Constitucional.Democracia é um regime político ou também pode-se dizer, um regime de governo.Eu fiquei meio envergonhado, porque algumas vezes ,eu me referia a Democracia como forma de governo ou sistema de governo.No entanto, o professor “doidão’ explicou- me direitinho. Sim, mas é que eu lembrei-me de uma situação que eu achei muito engraçada, e que aconteceu na capital pernambucana. Era um velhinho que se chamava Valdevino, e ele teria vivido na Ditadura Vargas, anos 30,40 , e também nesse outro período mais recente que causa tanta polêmicas nos milhões de estudiosos brasileiros, que com a ênfase de quem estudou Ciências Políticas em Havard dão entrevistas com uma postura carregada de arrogância e agressividade. Então, esse velhinho vivia lamentando a sua triste vida: duas Ditaduras; era demais – dizia ele, muito revoltado. E ele frequentava os programas de rádios, programas de televisão; sempre falando sobre os males de Regimes autoritários. E uma certa vez ,o tal velhinho estava em uma praia da zona sul do Recife; e obviamente, falando o mesmo assunto pra um grupo de cinco garotas. Elas , mesmo sendo muito jovems , estavam dando atenção ao drama do velhinho;exceto, uma morena sorridente,muito bonita;com aquele jeito pernambucano: meio tímido, e ao mesmo tempo expansivo.E ela ria. Aí, o velhinho se irritou com o comportamento daquela bela garota , achando ele ,que era um deboche aquela performance encantadora que aquela jovem estava dirigindo -lhe. E o velhinho falando alto, disse: “Você gosta de Ditadura? Nesse momento ,ia passando no local um garotão ,com jeito de quem não levava nada a sério, chamou o velhinho para um lado, afastado-o do grupo das meninas e perguntou-lhe com irreverência: “ o senhor não tá se referindo a sua , né?”

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 28/09/2019
Reeditado em 29/09/2019
Código do texto: T6756172
Classificação de conteúdo: seguro