Impacto cultural De Friends

Embora os produtores imaginaram Friends como "apenas um programa de TV", vários psicólogos pesquisaram o impacto cultural da série durante o seu tempo de exibição. O penteado Aniston foi apelidado de "The Rachel" e copiado em todo o mundo A frase de Joey, "How you doin'?" (em português: Como você está? ), tornou-se uma expressão popular da gíria do inglês ocidental, muitas vezes usada como uma saudação de amigos. A série impactou o idioma inglês, de acordo com um estudo realizado por um professor de linguística da Universidade de Toronto. O professor descobriu que os personagens usaram a palavra inglesa "so" de modificar adjetivos mais frequentemente do que outros intensificadores, como "very" e "really". Embora essa preferência já tivesse aparecido no vernáculo estadunidense, a série pode ter acelerado essa mudança. Na sequência dos atentados de 11 de setembro de 2001, as avaliações da série aumentaram 17% em relação à temporada anterior.

Friends foi parodiado na décima segunda temporada de Murder, She Wrote no episódio "Assassinato Entre Amigos". No episódio, a detetive amadora Jessica Fletcher (Angela Lansbury) investiga o assassinato de um escritor para Buds, uma série televisiva de ficção sobre o cotidiano de um grupo de amigos da cidade. O episódio foi planejado após a CBS mudar Murder, She Wrote de seu intervalo de tempo regular na noite de domingo para quinta-feira, em confronto direto com Friends na NBC. Jerry Ludwig, o escritor do episódio, pesquisou o "sabor" de Buds assistindo episódios de Friends.

O Central Perk café, um dos principais cenários da série, inspirou várias imitações no mundo inteiro. Em 2006, o empresário iraniano Mojtaba Asadian iniciou uma franquia do Central Perk e registrou o nome em 32 países. A decoração das casas de café é inspirada em Friends, com réplicas dos sofás, contadores, sinalização de néon e tijolos. As casas de café também contêm pinturas de vários personagens da série e televisões com episódios Friends. James Michael Tyler, que interpreta Gunther, o gerente do Central Perk na série, participou da inauguração do café de Dubai, onde ele trabalhou como garçom. O Central Perk foi reconstruído como parte de uma exposição de museu no Warner Bros Studios e foi mostrado no The Ellen DeGeneres Show em outubro de 2008 e Jennifer Aniston revisitou o set pela primeira vez desde o final da série em 2004. De 24 a 7 de outubro de 2009 uma réplica do Central Perk ficou instalada na Broadwick Street, Soho, em Londres. A casa de café vendeu café real para os visitantes e apresentou uma exposição de adereços de Friends, tais como a Geller Cup do episódio da terceira temporada "Aquele do Futebol Americano". Em 2009, um remix da música "Smelly Cat" se tornou um popular fenômeno da internet. Em Pequim, na República Popular da China, o empresário Du Xin abriu uma lanchonete chamada "Central Perk", baseada no café de Friends.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 20/08/2019
Código do texto: T6725117
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.