O VELHO, O RAPAZ E O BURRO


O VELHO, O RAPAZ E O BURRO

Duma vez, um velho e o neto resolveram ir à feira vender o seu burro. O velho, amarrando uma corda ao pescoço do burro, conduzia-o a caminho da feira, enquanto o neto ia a pé junto do avô. Nisto passou por eles um camponês que lhes disse:
--Então vocês, seus toleirões, para que precisam dum burro, se não vão em cima dele!

O velho e o neto pensaram nas palavras do camponês e acharam que realmente elas faziam sentido... por isso, o velho sentou o neto em cima do burro e lá prosseguiram o seu caminho para a feira, o neto no burro e o avô a pé. Daí a pouco passaram por um grupo de homens e um deles, ao vê-los, gritou:
--Já viram isto?... o pobre do velho a arrastar-se, a pé, pela estrada fora e o malandreco do mocinho repatanado em cima do burro como se nada fosse!!!
O neto ficou envergonhado, ao ouvir isto, e resolveu trocar de lugar com o avô. Agora ia o velho montado no burro e o neto caminhava a pé ao lado do animal.
Logo adiante encontraram duas mulheres e uma delas disse em voz alta:
--Mas que velho sem coração... olha só como ele vai todo confortável em cima do burro, e a pobre criança a pé, e quase a correr, para os acompanhar.
Desta vez foi o velho que ficou envergonhado com o comentário da mulher. Pensou um pouco, parou o burro, debruçou-se, sobe o neto levantou-o do chão e sentou-o atrás de si, na garupa do bicho. E lá vão eles, ambos em cima do burro a caminho da feira. Passado algum tempo chega-se a eles outro homem e diz-lhes:
--Vocês não têm mesmo vergonha nenhuma, olha para isto... os dois em cima do pobre do burro!!! ”
Pararam, desceram e puseram-se a pensar na maneira de evitar mais comentários. Pensaram, pensaram e repensaram, e chegaram à conclusão que só lhes restava uma alternativa - levarem, eles mesmos, o burro ás costas. Com muita dificuldade e óbvio desagrado do burro, lá conseguiram pô-lo às costas e puseram-se a caminho da feira, entre risadas e chacotas de toda a gente que encontravam na estrada.
Não adiantaram muito caminho. Dentro em pouco, estavam, avô e neto, sem forças para continuar, totalmente exaustos. Foi então que o burro, que ia muito de má vontade às costas deles, deu um salto para o chão e fugiu-lhes a todo o galope.

E foi assim que o velho e o neto nunca chegaram à feira. Acabaram por perder o burro que nunca mais viram e apenas aprenderam que quem quer agradar a todos não agrada a ninguém.