Aula de redação
A professorinha da escolinha rural estava de novo às voltas com as peraltices do Juquinha. Era dia de aula de redação, para tentar aquietar a classe, e especialmente o moleque, ela resolveu propor algo que lhe parecia um colossal desafio para aquelas crianças ainda na pré-adolescência:
- Hoje vou passar-lhes uma tarefa muito importante para trazerem na próxima aula. Quero que façam uma redação que trate ao mesmo tempo de três temas: a nobreza, a religião e o sexo.
A classe emudeceu por um instante, as cabecinhas já deveriam estar a matutar como fariam para juntar os três assuntos que pareciam não querer juntar-se. A professorinha aproveitou o momento para regozijar-se observando aqueles rostinhos apreensivos. Tinha alcançado seu objetivo de aquietá-los, fazê-los refletir. Seu devaneio foi interrompido pelo grito de Juquinha no fundo da sala, levantando-se abruptamente e com o braço erguido:
- Terminei, fessora!
A professorinha alarmou-se.
- Mas, já Juquinha? É tarefa para a próxima aula. Em tão pouco tempo você não pode ter conseguido fazer a redação com os três temas – hesitou um pouco - ou fez?
- Fiz sim fessora!
Embaraçada, a professorinha não teve como não deixar o menino falar.
- Então leia-nos Juquinha.
- É assim, fessora: “- Meu Deus – disse a princesa – que bom!”
Piada ouvida há mais de trinta anos, de autor desconhecido.