De Cá, 7

Sete abraços, sete beijos, para quem de direito.

Vamos tratar de um algarismo que soa bem e está presente em sete mil casos.

Para quem conheceu essa historinha na infância, D. Baratinha e o Dr. João Ratão iam casar-se no dia sete (pouco importava, na cantiga, o mês ou o ano).

Ainda no campo dos contos infantis, Branca de Neve jamais teria o êxito que alcançou sem os sete anões! E não se esqueça do Pequeno Polegar, que só foi longe graças a suas botas sete léguas.

Crianças que, nos anos 60, não assistiram à Turma dos Sete, perderam saudoso programa da TV brasileira.

Em rara decisão acertada de suas autoridades, o Brasil proclamou sua independência num dia sete.

Este sétimo parágrafo pede uma nota pessoal: o autor destas linhas nasceu no ano de 52, cujos componentes somam sete (a união faz a força, não é mesmo?). O primeiro apartamento em que morou ficava no sétimo andar do edifício, situado na rua Antônio (sete letras) Basílio (idem), no Rio de Janeiro, que merece lugar entre as sete maravilhas do globo. E vem mais coincidência por aí, ou melhor, coin-setência.

Voltando à perspectiva menos pessoal, o bom Deus criou o universo e descansou no sétimo dia. Divina Sapiência: não podia haver dia melhor para o merecido descanso.

À diferença de seu Criador, o bicho homem passou a cometer inúmeros pecados, se bem que os qualificados como capitais ao menos nunca passaram de sete.

Para os que exageram em seus pecados e, ao invés de ir pro paraíso, vão pro inferno, o único consolo é que ambos os lugares têm sete letras.

Dentre as várias obras-primas da sétima arte, o Cinema, o filme Sete Noivas para Sete Irmãos mantém-se como destaque no gênero musical enquanto, na seara do faroeste, obra digna de nota consiste em Sete Homens e um Destino, inspirada no clássico épico japonês, Os Sete Samurais.

Sem desmerecer DVD, CD, USB e outros, marcaram época as fitas de áudio e vídeo-casSETE.

Entre tantas – tristemente célebres – guerras na História da Humanidade, não poderiam faltar a dos Sete Anos e a dos Sete Dias.

Neste parágrafo 14 (2x7), mais uma nota pessoal: o autor passou em sétimo lugar no Vestibular e seus três filhos receberam nomes de sete letras. Morou em sete países estrangeiros.

A chamada sabedoria popular é muito questionável e claramente revela seus limites ao pretender que “sete é conta de mentiroso”.

Mesmo a reconhecida sabedoria milenar chinesa poderia fazer melhor. No dia 7 de agosto, celebra-se o Festival das Sete Irmãs (no sétimo dia da sétima lua), correspondente ao Dia dos Namorados. Se fosse comemorada no mês anterior, em 7/7, a efeméride seria um primor.

No dia em que passar a dispor de Sete Poderes, a República ficará mais forte e democrática.

Xadrez, boliche, totó, todos os jogos têm seu valor, mas nenhum supera a sinuca, em que o máximo é a bola sete.

Para ficar perfeita, a semana deveria, além de sete dias, ter sete letras: semmana, semanna, algo assim.

Entre os números, cabe ainda reconhecer o 49. Afinal, são sete vezes sete.

Enfim, há tantos casos em que o algarismo se faz presente que o autor não pode finalizar sem um toque 7-mental.

P.S.: perdão não haver tentado chegar a sete páginas.

JAX

Julho 2019.