A SECRETÁRIA DE SEU PINTO

Lá pelos idos finais dos anos 50 meu tio, Dimas, poliglota e reformado de guerra, trabalhou na administração de uma indústria química da Grande São Paulo, filial de França. Em certa altura, os donos da empresa acharam por bem enviar um executivo com plenos poderes para ela. O executivo chamava-se Demeter. O nome correspondente em Português seria Demétrio, mas temos alguns chamados mesmo Deméter, no entanto o desse francês era pronunciado Demetêr.

Dona Emerenciana era secretária de seu Pinto.Nos corredores, zombeteiramente, era conhecida por Emerê,a Secretária de Seu Pinto. Não que fosse mulher fácil e vulgar, mas porque era daquelas que cantavam"O chefe é um bom companheiro, o chefe é um bom companheiro,o chefe é um bom companheirooooo; ninguém pode negar!"

A vinda de Demeter para o Brasil foi relâmpago e nesse período Emerê encontrava-se em férias, ninguém deu-se o trabalho de avisá-la sobre o francês. Então, no segundo dia dele na empresa e no da volta dela, aconteceu isto: Demeter telefonou para seu Pinto, uma funcionária atendeu e, tapando o fone, disse "É para o seu Pinto". Emerenciana, sempre disposta a estar a par sobre tudo o que se referisse ao chefe,falou:

-"Dê-me cá o telefone... alô, de que se trata?"Entendendo mal o Português, achando que ela dizia "Com quem falo", o francês respondeu:

-"DEMETER"

-"Seu cafajeste, filho duma puta, sou mulher casada e de respeito!" e tacou-lhe o telefone na cara.

Monsieur Demeter não coube em si de tanto espanto, ninguém poderá dizer o que se passou na cabeça daquele comedor de lesmas, mas Emerê contou, indignada, o fato à funcionária e quando essa disse-lhe o que se passou, Emerenciana desmaiou,

Coube a meu pobre tio, um homem tímido e educado, ter a missão de explicar em Francês exatamente o que se passou ...

Camilo Jose de Lima Cabral
Enviado por Camilo Jose de Lima Cabral em 26/07/2019
Reeditado em 26/07/2019
Código do texto: T6704930
Classificação de conteúdo: seguro