Olha ai o que santo padre respondeu a carta de Lula

Oi Povo Católico!!!!

E novamente aparece a equipe do Lula tentando instrumentalizar a Igreja Católica e o Papa Francisco para pressionar a justiça brasileira. Hoje foi divulgada uma suposta troca de correspondências entre o Papa e o ex-presidente. E muitas notícias estão falando em apoio do Papa à libertação de Lula. A carta pode até ser do Papa, mas falar em apoio é evidentemente fake news.

O site do ex-presidente começa informando que houve uma troca de cartas entre o Papa e Lula, lembrando que o Papa já teria entrado em contato outras duas vezes, enviando um terço e autografando um livro. A fake news do terço já foi desmentida por nós aqui e a dedicatória do livro era mais do que claramente uma dedicatória padrão que qualquer um poderia ter pego na Praça de São Pedro.

Começamos mal... agora vamos à íntegra da Carta do Papa ao Lula.

* QUEM QUISER VÊ-LA ... PEÇA AO NOVE DEDOS!!!! KKKKKK

A primeira coisa a se perguntar é se esta carta é real. A resposta é: provavelmente sim. Nada foi confirmado ainda pela Sala de Imprensa. Informalmente, alguns jornalistas em Roma afirmam que a carta é de Francisco.

De qualquer forma, a carta apresenta características típicas de ter sido enviada pelo gabinete pessoal do Papa - e não pela Casa Pontifícia, de onde saem as cartas padrão. Mesmo assim, o texto parece ser bastante protocolar. O primeiro parágrafo agradece à carta enviada (que deve ter dado origem ao "diálogo") e os dois parágrafos seguintes são meramente padronizados. Todas as cartas enviadas nesta época estão provavelmente trazendo texto similar. No penúltimo parágrafo, aí sim, temos um recado direcionado ao ex-presidente, mas apenas lamentando as perdas recentes de familiares próximos. O último parágrafo, novamente, traz um texto padrão.

Bem, assumindo que a carta é de fato verdadeira, entendemos que ela não é uma iniciativa que partiu do Papa, mas a resposta à uma carta enviada por um ex-presidente da república que teve muita importância no Vaticano, afinal, foi com ele que Bento XVI assinou o acordo da Santa Sé com o Brasil. Não é difícil imaginar como essa carta chegou ao Santo Padre e porque se decidiu respondê-la. Ainda que de forma quase padronizada.

Isso posto, não fazem sentido as narrativas que estão sendo divulgadas de que o Papa estaria lamentando a prisão do Lula por conta da frase "o bem vencerá o mal" ou ainda "a verdade vencerá a mentira e a Salvação vencerá a condenação". Tais frases se referem à Ressurreição do Senhor, que é o verdadeiro assunto do parágrafo - que parece bem padronizado.

Qualquer tentativa de dizer que o Papa crê que a prisão do Lula seja injusta é Fake News. O Vaticano não tem por hábito se intrometer em assuntos da justiça de outros países, muito menos nestes casos de corrupção. Não faz sentido.

Em momento algum a mensagem se refere à prisão do Lula, apenas à perda dos seus entes queridos (o que é justo, diga-se de passagem).

Nota do divulgador:- PORTANTO QUE O SANTO PADRE DISCORDA DA PRISÃO DE LULA É TUDO MENTIRA!!! OU FAKE NEWS... BEM AO ESTILO DOS PETISTAS!!!