Coisa de Velho

NUM CHURRASCO QUALQUER...

(Um grupo de 4 (Tiago, Pedro, Davi e Gabriel) amigos conversa perto da churrasqueira. Samuel se aproxima deles.)

PEDRO: Samuel, cara, a gente queria falar com você!

SAMUEL: Tem que ser agora? Saiu o pão-de-alho, e num comi um até agora! A comida acaba quando passa na mesa da tua sogra, Tiago!

TIAGO: Ela é diabética! Come mesmo! Mas ouve aí o Pedro, que depois arrumo pra tu!

SAMUEL: Lá vem! Num é sacanagem, não né?

DAVI: Muito pelo contrário, é um conselho! A gente quer evitar que você seja excluído dos grupos, e as pessoas evitem sair contigo!

SAMUEL: Não entendi! Como assim? Tem motim contra mim? Isso me lembra daquele dia lá em Pedra Negra, que eu quase me afoguei, e os salva-vidas brigaram pra ver quem ia me salvar!

GABRIEL: Ah, lá! (fecha a mão e trinca os dentes, irritado) Ele já começou a fazer! Tem nem dois minutos de conversa...

SAMUEL: Fazendo o quê, Gabriel? Tá maluco? Cheirou de novo? Tá trincando os dentes, porra!...Parece aquela vez que a gente tava voltando do Maracanã, aí um mendigo cheirado veio pra cima da gente e...

PEDRO: É isso, Samuel! Samuca de Deus! Sasá dos meus olhos!...Para, por favor! Isso é muito chato!

SAMUEL: Não tô entendendo!

TIAGO: Samuel, a gente quer falar pra você parar com essa porra de fixação com nostalgia que tu tem!...Sabe? Tudo, mas num é pouca coisa não, é tuuuuudo que tu vai falar, tu tem que puxar o passado na conversa!

SAMUEL: Mas são boas lembranças!

GABRIEL: Eu tenho vontade de socar tua cara e retirar todos seus dentes, um a um, só de raiva!

SAMUEL: E o que tu ia fazer com meus dentes depois, cara?

GABRIEL: Não faço a mínima ideia...Talvez bijus!

PEDRO: O lance é que tá chato. Esses dias você lembrou de enterro de num sei quem! Depois da morte de num sei quem! Depois daquela excursão trágica, que minha mãe trocou meu pai por um mariachi falsificado...Isso cansa!

DAVI: Sinceramente, você virou uma espécie de tiozão do pavê! Daqui a pouco vai tá falando “Na minha época isso tudo era mato!”... Trágico!

GABRIEL: Sem contar que já, já vai começar a acordar cedo para lavar a calçada e ver o pessoal saindo pra trabalhar! Coisa de velho mesmo!

SAMUEL: Caraca, isso lembra meu avô. Teve uma vez que ele acordou cedão, e teve que ajudar o motorista do 578 a trocar o pneu! Foi tipo um...

GABRIEL: Tá vendo? Sem contar quando a porra da lembrança num tem lé com cré! Só você sabe! É tipo você falar: “Caraca! Lembra de quando eu nasci? E eu saí de uma vagina?...Foi bem louco!”...

PEDRO: Por favor! Sério! Para! Tenta se policiar! A galera tá te deixando de lado! Tá te evitando! Tem grupo no Whatsapp sem você, que você tá, pra fingir que tá no meio da galera!

TIAGO: Você tá se queimando, cara! Para...Pro seu próprio bem!

(Samuel leva a mão aos olhos e abaixa a cabeça. Ele puxa uma cadeira de plástico e senta-se nela. Os demais ficam apreensivos.)

TIAGO: A gente tá falando pro seu bem! Gostamos de você... Ok? É um Fica dica, mano!

SAMUEL: Tudo bem....Tudo bem!...Bem que eu senti que eu tava meio que de lado! Geral mudou a hora do almoço...Só eu almoço às onze... Obrigado mesmo, viu!

PEDRO: A gente quer seu bem! Tu é nosso brother! Siga sem tanta nostalgia, ok?

SAMUEL: Cara! Cês são amigos mesmo!... Isso tá me lembrando até o dia que vocês se juntaram num churrasco nosso para dizer que eu tinha muita nostalgia e tinha que parar... Cês lembram?

GABRIEL: Ah, vai te tomar no c...

(Gabriel parte pra cima de Samuel e os dois começam a brigar no meio do churrasco. )

FIM

Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 22/05/2019
Código do texto: T6654085
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.