Autores de Léxico acusam CHINESES e JAPONESES por maltratos de animais (parece piada, mas não é)
“Afogar o ganso”
No passado, os chineses costumavam satisfazer as suas necessidades sexuais com gansos. Pouco antes de ejacularem, os homens afundavam a cabeça da ave na água, para poderem sentir os espasmos anais da vítima. Daí a origem da expressão, que se refere a um homem que está precisando fazer sexo.
------------------------------------------------------------------------
“Gatos pingados”
Esta expressão remonta a uma tortura procedente do Japão que consistia em pingar óleo fervente em cima de pessoas ou animais, especialmente gatos.
Existem várias narrativas ambientais na Ásia que mostram pessoas com os pés mergulhados num caldeirão de óleo quente. Como o suplício tinha uma assistência reduzida, tal era a crueldade, a expressão “gatos pingados” passou a significar pequena assistência sem entusiasmo ou curiosidade para qualquer evento.
:::::::::::::::::::::
Confira essas e outras expressões no extraordinário Léxico (dicionário) de CASCUDO, Luís da Câmara. Locuções Tradicionais no Brasil. São Paulo, Editora Global/2008.
Fonte internet – http://saibahistoria.blogspot.com.br/2010/07/blog-post.html
::::::::::::::::::::::
MORAL DA HISTÓRIA (estória) ou frase do Tex: “O DICIONÁRIO NASCE PARA TODOS”.