Arthur e seu Flu

Arthur Moreira Lima é um craque. De nascença e de formação. Pianista conhecido mundialmente. E torcedor enfermo em último grau do Fluminense, o Flu.

A arte interpretativa de Arthur ganhou dimensão exponencial a partir de sua segunda colocação num concurso Chopin na Polônia, anos setenta. Houve dificuldade de jurados e de público para a decisão final que favoreceu a também espetacular pianista argentina, Martha Argerich.

E Arthur realizou um sem-número de apresentações para platéias das mais diversas partes do mundo, e, com justa razão nos países da chamada Cortina de Ferro, que vivia sob o domínio político-econômico e militar da União Soviética.

Como a Brasil vivia sob regime militar radicalmente anti-comunista, os artistas brasileiros sabiam que suas apresentações eram monitoradas para se evitar a contaminação...A espionagem corria solta e desbragada.

Durante uma apresentação de Arthur em Moscou, ele interessou-se, como de hábito, em saber do resultado de seu Fluminense. Ligou do hotel para a mãe, no Rio e perguntou pelo placar do jogo, que poderia tanto ser contra o inespressivo Madureira quando contra o temível arqui rival Flamengo. A mãe não tinha noção do que era futebol. Arthur apelou para que ela chamasse a doméstica para fornecer-lhe o resultado, mas a doméstica estava de namorado novo e não viera naquele dia...

Diante do desespero e angústia de Arthur, alguém se compadeceu dele e , em linha, bradou:

- Nosso Fluzão ganhou de 3 a 1!

Era a voz do secreta brasileiro que lhe fazia sombra. Anttes, silenciosa...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 20/04/2019
Código do texto: T6628352
Classificação de conteúdo: seguro