DISCURSO DA VIGENTE “INTELECTUALIDADE”

Humor/obra de ficção

Caros e nobres ouvintes, bom dia!

Antes do meu sempre dedicado discurso em prol de todas as nossas urgentes causas sociais, às do nosso tão sofrido desterro, gostaria de lembrá-los que já trabalho com o pensamento e suas moléculas há quase um século, tudo pelas causas que nos afligem e sempre procurei soluções para tudo que não deu certo, dentro e fora de toda a intrínseca complexidade celular do nosso detonado aparato bio, psíquico, moral, ético, social ,político, jurídico, teológico, arqueológico e antropológico; mas…sinto o nosso nosocômio país (por motivos que desconheço na intimidade celular do meio zoneado dos núcleos insondáveis) ainda não foi devidamente orientado e/ou preparado para entender (ou sentir nas peles invisivelmente vistas) tudo que ainda tenho a proporcionar de útil vindo do meu tempo debruçado sobre todas as formas de consciências internacionais e nacionais que defendem os direitos humanos nunca dantes vistos por aqui. O tema é incompreensível mesmo...

Mas o meu compromisso é (e sempre foi!) com a verdade e com a transparência, bem como com a minha bondade transbordante e inconteste destinada a todos os nossos iguais sofredores desta terra continental pertencente ao grande planeta zen de alto astral.

Por isso os chamo para a discussão da próxima descoberta vital!

Às vezes mudo de opinião sob minhas lentes tumultuadas pela mudança das luas, isso porque não me tem sido fácil satisfazer a tantos “gregos e troianos” das horas mutáveis ;e tal conflito vem desde a antiguidade dessa Humanidade que embora sempre diferente não muda nunca.

Essa tese foi defendida recentemente e me valeu o prêmio Nobel da "fraternidade da retórica imutável" a mim conferido pela minha brilhante dedução a respeito da metafísica do mundo que ainda não compreendo, embora o tente sempre com incomparável paixão pelo meu semelhante desigual.

E olha que essa constatação me veio depois de grande tempo de vida debruçado sofregamente sobre minha aflição de tentar e nunca conseguir explicar todos os porquês do tudo que não entendo.

Nunca pensei em parar meu trabalho de ajuda social inconteste a todos porque tenho um juramento: o de devolver ao meu país tudo que os impostos da cidadania investiram na minha formação intra e extra curricular no último século, o que fraternalmente me permitiu ser esse ser que hoje estou sendo, com a nobre e ilibada pretensão de sê-lo , aliás, sempre e cada vez mais e melhor, como tenho sido a todos que me ouvem nessa minha tentativa sublime de ser em sublimação.

Portanto -saibam e aplaudam! - tenho um regime trabalhista incansável de dedicação exclusiva DE VIDAS real e metafísica e obviamente que não estou preocupado com a reforma da previdência, coisa que é só para o mero terráqueo povo sofrido que investiu e investirá sempre na minha capacidade intelectual incomparável.

Antes que alguém possa não acreditar no que eu digo, conto que conheço a base de toda a nossa logística axiológica crescente de degradação do meio físico e humano, onde a física quântica é a única culpada de toda a bagunça que vivemos, posto que é ela que emite frações desenergizadas dos elétrons obscuros de energia vital do pensamento, essa que nos mantém em pé nas zonas de conforto unidas às de extremo desconforto; tal me inquieta sobremaneira e a mim me mantém energizado nas órbitas "extra-terrestres" para poder lhes captar todos os sinais e portanto lhes ajudar a sair de todas as órbitas desorientadas dos buracos cavados na camada de ozônio deste desprezível planeta já aquecido e em movimento desacelerado.

Mas esse assunto será palco duma nova discussão, matéria complexa para uma outra oportunidade de vida otimizada para todos.

Não quero cansá-los com meu estudo incompreensível.

Enquanto isso, respirem fundo e acreditem em mim e no meu trabalho incansável!

Todavia façam a oximetria do tudo sempre que lhes for possível respirar.

Num infinito gerundismo, estarei trabalhando incansavelmente aqui, ali e principalmente acolá, para sempre lhes servir com a melhor fórmula do pensamento vital da igualdade social e metafísica a todos!

Ratifico em público o meu juramento de empenho filosófico em nome das próximas gerações desavisadas.

Espero, sinceramente, ter contribuído para a melhora de vida de todos até aqui.

Atenciosamente,

Em nome da altruísta intelectualidade vigente.