Talento?

EM UMA AUDIÇÃO TEATRAL QUALQUER...

O diretor da peça está sentado na primeira fileira de um teatro vazio, analisando alguns currículos de candidatos ao papel principal do espetáculo.

DIRETOR

Pode entrar o próximo candidato!

Aloan entra em cena com roupas coloridas e para no meio do palco. Ele parece empolgado. Balança os membros como forma de relaxamento.

DIRETOR

Você é o Aloan Henriques, né?

ALOAN

Exatamente. Aloan Henriques, lá de São João de Meriti!

DIRETOR

Ótimo! Veio de longe, heim!

ALOAN

Tudo pelo teatro! Pela arte! Tudo!

DIRETOR

Ótimo! Adorei a energia!...Bem, então, Aloan! Cê sabe que é um teste para fazer Jesus Cristo numa montagem musical de A Paixão de Cristo, e nós estamos tentando ver se conseguimos pessoas com talentos desconhecidos, para podemos jogar na história mais conhecida de todos os tempos, que eu suponho que você saiba qual é!

ALOAN

Claro! Titanic! Jack e Rose! Clássico!

DIRETOR

Bem, eu ia dizer a história de Jesus mesmo, mas tudo bem... (fica sem jeito) -Mas vai! Me fala aí, qual seu diferencial?

ALOAN

Bem, eu sou intermediário em excel, e sei imitar uma aranha!

DIRETOR

Entendi! Eu tô olhando aqui no seu currículo, você realmente já fez teatro, Aloan! Não tem nada muito teatral aqui, tirando o SAC do Banco Itaú, que tem que ser muito ator pra trabalhar lá!

ALOAN

Fiz sim! Já fui a Peppa, no musical da Peppa....Sabe? Ficou no Village Mall dois meses! Com cabeção, sabe? Maravilhoso! Fui considerado uma das melhores Peppas do Brasil, pela minha mãe.

DIRETOR

Que emoção... Mas...Tá! (para, respira fundo para tentar reorganizar os pensamentos) Vamos lá... Tá... Você é bom no Excel, mas isso vou ignorar, e sabe imitar uma aranha... Legal! Mas isso todo mundo faz! Não sei se posso considerar um talento! Imitar uma aranha é bem comum,né?

ALOAN

Ah, mas eu sei mesmo imitar uma aranha. Boa! Aracnídea verdadeira! Jesus talvez gostasse de aranhas. Eu podia fazer a aranha de Jesus! Guiar os apóstolos! Aranha Cachorro!

DIRETOR

Mas aí a gente cai na pegada infantil de teatro de shopping, que num é nosso foco! Cê não tem outro talento?

ALOAN

Sei chegar da Pavuna em São João em 4 minutos dirigindo um carrinho de compras!

DIRETOR

(Sussurrando) -Eu ainda pergunto... (revira um pouco mais o currículo) --Bem, eu acho que o senhor devia tentar outro talento... Não sei como posso encaixar esses seus... Dons? Dons? Será?...Enfim, DONS, na Paixão de Cristo como Jesus! Mas qualquer coisa, seu telefone é esse aqui, né?

ALOAN

Na verdade, esse aí é o orelhão que a gente divide lá na vila, mas é só mandar chamar o Aloan da dona Laura, que eu atendo rapidinho! É o telefone comunitário.

DIRETOR

Entendi. Bem, obrigado pela presença. E boa sorte com seus dons...

ALOAN

Ah, tá bom... Obrigado por me assistir aqui.

DIRETOR

De nada... A saída é pela esquerda aí, tá?

ALOAN

Ah, tranquilo, vou aqui por cima mesmo que corto caminho!

Aloan respira fundo, e por fim começa a escalar as paredes do teatro jogando teias que ele tira aparentemente de sua bunda.

FIM

Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 27/03/2019
Reeditado em 17/04/2019
Código do texto: T6608489
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.