Talento?
EM UMA AUDIÇÃO TEATRAL QUALQUER...
O diretor da peça está sentado na primeira fileira de um teatro vazio, analisando alguns currículos de candidatos ao papel principal do espetáculo.
DIRETOR
Pode entrar o próximo candidato!
Aloan entra em cena com roupas coloridas e para no meio do palco. Ele parece empolgado. Balança os membros como forma de relaxamento.
DIRETOR
Você é o Aloan Henriques, né?
ALOAN
Exatamente. Aloan Henriques, lá de São João de Meriti!
DIRETOR
Ótimo! Veio de longe, heim!
ALOAN
Tudo pelo teatro! Pela arte! Tudo!
DIRETOR
Ótimo! Adorei a energia!...Bem, então, Aloan! Cê sabe que é um teste para fazer Jesus Cristo numa montagem musical de A Paixão de Cristo, e nós estamos tentando ver se conseguimos pessoas com talentos desconhecidos, para podemos jogar na história mais conhecida de todos os tempos, que eu suponho que você saiba qual é!
ALOAN
Claro! Titanic! Jack e Rose! Clássico!
DIRETOR
Bem, eu ia dizer a história de Jesus mesmo, mas tudo bem... (fica sem jeito) -Mas vai! Me fala aí, qual seu diferencial?
ALOAN
Bem, eu sou intermediário em excel, e sei imitar uma aranha!
DIRETOR
Entendi! Eu tô olhando aqui no seu currículo, você realmente já fez teatro, Aloan! Não tem nada muito teatral aqui, tirando o SAC do Banco Itaú, que tem que ser muito ator pra trabalhar lá!
ALOAN
Fiz sim! Já fui a Peppa, no musical da Peppa....Sabe? Ficou no Village Mall dois meses! Com cabeção, sabe? Maravilhoso! Fui considerado uma das melhores Peppas do Brasil, pela minha mãe.
DIRETOR
Que emoção... Mas...Tá! (para, respira fundo para tentar reorganizar os pensamentos) Vamos lá... Tá... Você é bom no Excel, mas isso vou ignorar, e sabe imitar uma aranha... Legal! Mas isso todo mundo faz! Não sei se posso considerar um talento! Imitar uma aranha é bem comum,né?
ALOAN
Ah, mas eu sei mesmo imitar uma aranha. Boa! Aracnídea verdadeira! Jesus talvez gostasse de aranhas. Eu podia fazer a aranha de Jesus! Guiar os apóstolos! Aranha Cachorro!
DIRETOR
Mas aí a gente cai na pegada infantil de teatro de shopping, que num é nosso foco! Cê não tem outro talento?
ALOAN
Sei chegar da Pavuna em São João em 4 minutos dirigindo um carrinho de compras!
DIRETOR
(Sussurrando) -Eu ainda pergunto... (revira um pouco mais o currículo) --Bem, eu acho que o senhor devia tentar outro talento... Não sei como posso encaixar esses seus... Dons? Dons? Será?...Enfim, DONS, na Paixão de Cristo como Jesus! Mas qualquer coisa, seu telefone é esse aqui, né?
ALOAN
Na verdade, esse aí é o orelhão que a gente divide lá na vila, mas é só mandar chamar o Aloan da dona Laura, que eu atendo rapidinho! É o telefone comunitário.
DIRETOR
Entendi. Bem, obrigado pela presença. E boa sorte com seus dons...
ALOAN
Ah, tá bom... Obrigado por me assistir aqui.
DIRETOR
De nada... A saída é pela esquerda aí, tá?
ALOAN
Ah, tranquilo, vou aqui por cima mesmo que corto caminho!
Aloan respira fundo, e por fim começa a escalar as paredes do teatro jogando teias que ele tira aparentemente de sua bunda.
FIM