Morreu de Quê?

Durante um Velório Qualquer...

Algumas pessoas estão em volta do caixão de dona Marli. Sua irmã, Suzana está sentada sozinha, quando Tiago se aproxima e senta-se ao lado dela.

Ele leva as mãos ao rosto. Suzana o observa.

TIAGO

Triste,né? Muito triste...Foi minha melhor professora!

SUZANA

Muito! Minha irmã era uma mulher incrível. Não merecia ir assim! É crime o que fizeram com ela!

TIAGO

Peraí... “Fizeram”? Como assim? Num foi enfarto fulminante?

SUZANA

Ah, sim... Isso é o que os médicos contam, né? A verdade vai muito além, me filho! Mas Deus sabe o que faz... (vira-se para algumas pessoas) – Gente, vamos junto comigo, vai: ♫ Aveeee Mariiiaaaa...

TIAGO

Peraí, dona Suzana, isso é muito grave! Afinal ela morreu do quê?

SUZANA

Ué, menino, de enfarto!

TIAGO

Mas a senhora não disse que alguém fez isso com ela?

SUZANA

Sim, o filho dela!

TIAGO

Como assim! (levanta-se assustado) – O Mateus? Mas eu sou amigo dele, ele nunca...

SUZANA

Esse meu sobrinho sempre deu trabalho, meu querido! A gente falava: Mateus, não faz isso! Desvira esse chinelo, Mateus! Mas ele não ouvia! Garoto inconsequente! Nunca dei chinelo pra ele por causa disso, mas a vida é isso, uma hora as consequências chegam... A vida é louca!

TIAGO

A senhora tá dizendo que ela enfartou por conta de um chinelo virado, e não por conta da obesidade mórbida e dos péssimos hábitos de alimentação dela? Pois eu já vi a professora almoçar bacon com galeto e miojo às 8h da manhã!

SUZANA

Ela fazia a dieta da gordura! Minha irmãzinha, coitada... Mas isso não vai ficar assim não! Eu vou na polícia! Eu tô pra ir na polícia desde que ele quebrou o espelho! Aí já amaldiçoou a família com sete anos de azar! Depois tava com mania de não desviar de escada! Tinha escada PAH! Tava lá ele passando por baixo! Sem contar que parecia atrair gato preto! JESUS ETERNO! Parece que tem um GPS que só achava gato preto. E tu acha que ele desviava? Naaada! Ainda fazia carinho e dava nome! Aí, porra, aí é chamar o azar pra sentar no colo!

TIAGO

Mas isso é superstição, minha senhora!

SUZANA

Eu lá sou mulher d éter superstição, garoto! Olha pra mim! Superstição é pra quem não estuda! Sou estudada! Fiz meio período de comunicação na Facha!

TIAGO

É perigoso a senhora falar isso por aí! O Mateus sempre foi um ótimo filho!

SUZANA

Isso é o que vocês acham na rua! Em casa ele era muito desobediente! A gente dizia: Mateus, não anda de costas! Mas tava lá! Parecia a merda de um curupira!...”Mateus, Não toma manga com leite, que se não vai faltar feijão por seis meses!”, mas tava ele fazendo sacolé de manga com leite pra encher a cara de madrugada! Esse garoto é um assassino! Mas isso não vai ficar assim,não,heim!...(levanta-se e grita) - Tão me ouvindo,né? Esse crime desse meu sobrinho não vão ficar assim! Vamos lá, comigo: Jus-ti-ça! Jus-ti-ça! Jus-ti-ça!

TIAGO

Ela já tinha idade...

SUZANA

Minha irmã gozava de saúde! Diabetes, colesterol alto e tendências a problemas cardíacos não matam assim não! Você quer defender seu amigo? Ok! Mas isso não vai ficar impune! Eu vou vingar a morte da minha irmã! (começa a tossir e acende um cigarro) – Eu não morro enquanto não vê o assassino preso! Segura meu cigarro aqui!

Tiago segura o cigarro dela. Suzana tira sua blusa, e por baixo tem outra camisa com os dizeres: “MATEUS MATOU MARLI!”

Tiago devolve o cigarro. Suzana começa a tossir constantemente. A tosse começa a preocupar os demais no velório

SUZANA

Essa tosse é normal! Mas aposto que aquele demônio que por infelicidade é meu sobrinho tá com certeza fazendo macumba com um boneco vudu meu!

Suzana continua tossindo muito até que falece.

TIAGO

Gente, rápido ela tá roxa! Chamem um médico! Ela tá passando mal!

As pessoas começam a se amontoar em volta dela. Tiago vai para um canto tentar se acalmar. Dona Evira se aproxima dele com expressão de ironia.

DONA ELVIRA

Sabe o que é que é isso?

TIAGO

Provavelmente enfisema pulmonar...

DONA ELVIRA

Nada...Isso é gente que derruba sal e depois não perde perdão jogando um punhado pra trás...Com certeza!

FIM

Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 24/03/2019
Código do texto: T6606567
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.