Fresco!

Num Sala de Apartamento Qualquer...

Renata e César estão sentados no sofá, na frente da tv. Estão extremamente suados e apáticos devido ao calor. O ventilador oscila de um lado para o outro, fazendo barulho. Até que Renata se estressa, vai até ele e puxa o pininho fazendo-o ficar parado ventilando numa só direção.

CÉSAR: Que merda é essa, Renata? Tá maluca? Que isso,cara? Isso é crime, cacete! Não! Ou! Nããão! Para!

RENATA: Ou!Ouuuuu! Calma, César! Eu parei o ventilador, você tá falando de um jeito que parece que tentei te dedar! Menos, ok? Histérico!

CÉSAR: Parar o ventilador não adianta, Renata! Tem que deixar oscilando, assim o ar circula! (faz movimentos circulares com as mãos) - O ar circula, ó! Circula...

RENATA: Num fala merda! Parado o ar vem direto na gente. Isso é científico! Deu na Discovery! Ok? ó...(Faz movimentos de calma com as mãos)...Paradinho! Parado é melhor... Pa-ra-di-nho...

CÉSAR: Pelo amor de Deus, bota esse ventilador pra circular, Renata! Eu tô soando...

RENATA: SU-ANDO, quem soa é sino!

CÉSAR: Eu tô SO-FO-DA-SE-AN-DO... Tá muito calor! Você quer me matar! Minha pressão tá caindo! O ar tá parado! Não tá tendo rodízio de oxigênio e gás carbônico... Tá muito caalooor!

RENATA: Tá mesmo! E o ventilador vai ficar parado.

CÉSAR: Eu também moro nessa casa! Anda! Vai me dar alergia!

RENATA: Ai, César tu é muito fresco!

CÉSAR: É o quê?

RENATA: Fresco! Tu é muito fresco!

CÉSAR: Vai ofender?

RENATA: César, tu não come carne moída porque tem nojo. Tu não bebe açaí porque tem gosto de terra. Num entra na praia porque é poluída. Num come gelatina porque é muito mole e parece que tá mastigando catarro... Não come melancia, porque tem gosto de pepino e isso confunde teu cérebro! Sem contar que você prendeu peido por seis meses, achando que eu ia me ofender no começo do namoro, como se eu não soubesse que você PEIDA! VOCÊ PEIDA DORMINDO! E MAL! E agora isso do calor. Esse ventilador vai ficar parado nessa porra (balança o ventilador com raiva, quase quebrando) -...E acabou o assunto!

CÉSAR: Credo... Uau...Olha... Credo, Renata! (aplaude com deboche)

-É só um ventilador. Desculpa... Eu vou tomar um banho, não vou me enxugar, e vou ficar na frente da geladeira... Ok? Vou me fuder numa pneumonia, mas calor não passo! Pode gozar aí com seu gás carbônico!

RENATA: (mudando a expressão de raiva para uma mais amena) - Ah, amor, aproveita e abre o pote da azeitona. Vou fazer suflê de rúcula hoje!

CÉSAR: Ah não, amor... Sou fresco! Se for abrir o pote vou acabar quebrando a unha...

Renata respira fundo e vai irritada para a cozinha.

César começa a olhar para as unhas dele.

Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 18/03/2019
Reeditado em 18/03/2019
Código do texto: T6601444
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.