VAMOS FAZER PLOCK!. NA E.A.M.A.
(Escola de Aplicação Militar de Angola)   

 
Alguns amigos, do tempo da minha passagem pela EAMA aonde fizémos também eu, o nosso curso de CSM  (leia-se:Contos Secretos Militares) de vez em quando,  e eles me mandam até hoje umas mensagens alusivas aos muitos treinamentos ali absorvidos e um deles foi o relato da operação PLOCK!.
O episódio de hoje me veio à lembrança depois de receber aqui uma msg do Amigo João (CONDE DA FREIXEDINHA), que dizia o seguinte:
 
-  DISSE O CAPITÃO AO ALFERES:
- "Vai haver amanhã um eclipse do sol. Mande formar a Companhia em farda de trabalho na parada, onde explicarei o fenômeno que não acontece todos os dias. Se chover, não se verá e, por isso, deixe a Companhia na caserna". 
 
O ALFERES TRANSMITE A ORDEM AO FURRIEL:
- "Por ordem do nosso Capitão, amanhã vai haver eclipse do Sol em farda de trabalho. Toda a Companhia forma na parada, onde o nosso Capitão dará as explicações, o que não acontece todos os dias. Se chover o eclipse é na caserna."
 
O FURRIEL DIZ AO CABO:
  • "O nosso Capitão vai fazer um eclipse do Sol na parada e se chover, o que não sucede todos os dias, não se vê nada; então o Capitão, dará a explicação em farda de trabalho na caserna."
 
ENTÃO, O CABO TRANSMITE A ORDEM AOS SOLDADOS:
  • "Soldados!, amanhã, para receber o eclipse que dará a explicação sobre o nosso Capitão em farda de trabalho, devemos estar na caserna onde não chove todos os dias.  
     
POR FIM, COMENTÁRIOS ENTRE OS SOLDADOS:
  • Amanhã, se chover, parece que o capitão vai ser eclipsado na parada. É pena que isso não aconteça todos os dias!
    De volta ao gabinete do Capitão, com a resposta do “Soldado Xico  Esperto”, a solução veio desta forma:   
  • O Soldado Xico-Esperto avançou um passo e bateu continência, ao exclamar: Nosso Cabo, "dá lessença” !?... Diga ao Nosso Furriel que eu posso resolver o problema de esconder o Eclipse se me deixarem fazer PLOCK! caraaaaago!  
  • O Cabo que não sabia o que era fazer PLOCK, informou ao Furriel que o Soldado tinha a solução, e que este queria fazer PLOCK!   
  • O Furriel,  imediatamente passou a ordem ao Nosso Alferes que o escutou a dizer o que o Soldado Xico Esperto requeria do nosso Cu-mandante da Companhia, o que era preciso para fazer PLOCK!...  
  • O Capitão escutou o Alferes, e para não dar o assunto por encerrado, mandou este perguntar ao Soldado Xico Espérto o que era necessário para se fazer o tal PLOCK,  ao que este informou que seria necessário um Helicóptero DO TIPO BELL 212,  mais um Calhau de 50 quilos, e um lindo dia de sol para se “Eclipsar” e sair do quartel com folga extra, pelo menos durante um fim de semana. 
  • Quando o Capitão recebeu a lista, ele considerou a hipótese de dar uma Porrada no Soldado, porém, como envolvia a Força Aérea, responsável pelo Helicóptero a utilizar na operação, resolveu fazer um Ofício ao Coronel, que por sua vez encaminhou um Pedido ao Alto Cu-mando,  e isto lá  chegou aos ouvidos do General que,  aos berros,  gritava! 
--- Oh Cuncaraaaças!... Aatãon Vocês teem lá no quartel um Gênio da Física Quântica Espacial,  que vai impedir de acontecer um Eclipse e só agora me dizem isso?!. 
  • São todos uma cambada de Incompetentes...  Tragam o Soldado Xico Espérto já! Aqui!!!... ao meu Ku mando PÔ!
     
Providenciou-se o Helicóptero, já usado e emprestado pelo RAMBO da frota em actividade no VietNam, e subiram um bloco de pedra de uns 50 quilos, e o Helicóptero levantou vôo experimental por Prudência.
Pousou para embarcar a FORÇA TAREFA “PLOCK” ONE constituída pelo Soldado Xico Esperto, o Cabo Pecinha, o Furriel VCC, o Alferes Miliciano, o Capitão de Plantão,  o Oficial de Dia e o Ajudante de Ordens do Nosso General, e quando já estavam em cima do Lagoa da E.A.M.A.; mais ou menos a uns 15 metros de altura, o Soldado Xico Esperto largou a pedra para fora do Bell 212 que caiu!...e só fez PLOCK! justamente antes de se eclipsar no fundo do lago.
-  Foi silencioso, mas eficitente 100%  como era feito em todos os treinamentos que tinhamos para a operação “Golpe de Mão” e da G.A.M.!
Depois eu conto o resto, com base na famosa formula:(E=mc²) Abraço a todos. 
Silvino Potencio - Ex Combatente - Ex Retornado - Ex Criba Luz&Tano Avulso - Ex Comungado do Jornal do Exército por escrever o Poema dedicado à tão ansiada “DISPONIBILIDADE” em forma de “acróstico”!
 Notas de Rodapé: 
 1 - Para quem não conhece, esta fórmula  (E=mc²) é a famosa TEORIA DA RELATIVIDADE do Cientista Albert Einsten que a inventou em 1905 e lhe deu o Prémio Nobel de Fisica em 1921.
2 - Texto estraído do Meu Livro "Crônicas da Emigração - Catramonzeladas Literárias"  aqui dedicado a todos os Camaradas do Curso do CSM/1969

 
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 18/03/2019
Reeditado em 08/06/2020
Código do texto: T6601304
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.