E o sovaco, como vai?
Estando no período de praia e, agora o carnaval, a gente acaba convivendo com várias pessoas ao mesmo tempo dentro de casa e não dá pra fugir de certas observações sobre o comportamento humano.
Quando chega a hora do banho, por exemplo, é aquele furdunço. O povo chega a sair se arrumando de dentro do banheiro para o próximo entrar de modo que ninguém se atrase para o próximo divertimento.
Pois foi num desses momentos, que fiquei prestando atenção na forma que cada um aplica o desodorante nas axilas - sovaco, para se proteger do mau odor (vulgo cê-cê ou asa). Uns aplicam um único jato em cada braço, com a maior certeza da inocência dos seus sovacos, outros aplicam dois, três... como que já antevendo o desespero que ficará quando o tal cê-cê resolver se liberar e tiver que ficar com os braços grudados ao corpo até voltar pra casa (eca). Tem uns e outros que se dão ao luxo de nem usar desodorante, poucos é verdade, mas são considerados pelo resto da galera como um baita sortudo.
Foi então que resolvi estudar um pouco sobre o assunto e, quem sabe, poder ajudar alguém a ficar mais tranquilo e até economizar no desodorante, que, cá pra nós, está caro pra caramba. Como na minha observação não vi ninguém usando desodorante rolon nem em creme, fiz meus estudos sobre o uso de desodorante antitranspirante spray.
Lá no “tio Google” www.mdsaude.com, vi que temos dois tipos de glândulas sudoríparas: écrinas e apócrinas, sendo a primeira a inocente da história e está espalhada em toda superfície da nossa pele. Já a segunda começa sua liberação de suor na maior das inocências, mas dependendo dos cuidados que temos com nosso corpo e nossa saúde, incluindo o tipo de alimentação (alho, cebola...) é que a coisa se complica e o cê-cê se instala, grudando na pele, roupa, narinas e se espalhando pelo nosso universo de convivência. Daí só muito amor pra alguém ficar por perto... mas não dá pra fechar a questão, pois há quem goste dum cêcêzinho, e daí..!
Gente amiga, sendo uma questão de saúde do corpo, só lamento, mas não adianta deixar o sovaco gelado de tanto jato do spray e o banheiro perfumado, o cê-cê virá bombando igual. O jeito é procurar ajuda médica (dermatologista).
Ficaram as perguntas:
Será que emplastar o sovaco com desodorante rolon ou creme (tipo Pierre Alexander – eu usei), adianta pra diminuir o mau odor? Sei que as roupas ficam bem engomadinhas...
Será que vou deixar alguém preocupado(a), pra pular neste sábado de carnaval? Se sim, desculpem, por favor!