ADOLESCÊNCIA OU PENITÊNCIA?
Antes de mais nada esclareço que nunca fui... digamos, neurótica a “olho nu”, mas agora admito que estou ficando...a olhos vistos!
O que me trouxe até aqui, nesse exato momento, foi uma passadinha pelo ... (quarto?) da minha filha , aonde,depois dum tropicão,me estatelei no chão.
Ao invés dum palavrão...resolvi desabafar.
Mas me digam, como fingir que não é com a gente?
Esse negócio de bagunça em quarto de filho, me parece que é um exercício de resistência à anatomia dos nossos nervos! Será que é só comigo?
Converso com meus amigos, e vejo que não, e olha que já tentei de tudo!
-Calma, isso é coisa de adolescente...é o que ouço.
Mas adolescência...é crônica, para toda vida?
Já segui todas as receitas, Tim-tim por Tim-tim.
Conversa amigável, chantagem emocional, melhora da mesada, crises de loucura explícita, já me finji de morta... meses sem entrar ali; mas foi como conviver com alguém e não lhe dirigir a palavra.Horrível!
Certa vez, até o marceneiro entrou numa tentativa de solução.
Como as tralhas começaram a se acumular também sob a cama, pedi um projeto sem o tal do espaço morto que só favorecia o acúmulo das quinquilharias.
Que nada, foi pior! Agora tenho que enfrentar a bagunça sobre a cama, a subir pelas paredes dos quatro cantos, quando antes, me bastava um pezinho na bagunça e tudo se resolvia.
-Mas como você consegue viver aqui? É o que sempre lhe pergunto, mas ela me convence de que o problema está na minha “desorganização interior”.Será?
Segundo ouviu dizer, suportar o meio ambiente desorganizado é um sinal de organização interior.E enche a boca para me ensinar a teoria!
Mas as ajudantes domésticas não querem saber da tal psicologia, e dão no pé! Mas será que são todas interiormente...desorganizadas como eu? Não é possível!
E depois..ainda sobra pra mim, pois vez ou outra, ainda tenho que escutar:
-Mãe, você viu aquele meu brinco que eu adoro, que estava na escrivaninha...do meu quarto?Eu o vi ontem, só pode ter sido você que sumiu com ele!
Sabe o que respondo nessa hora?
-Dê uma olhadinha no saquinho do aspirador...deve estar por lá...
Ai que ódio!