Conheçam "Vado";o alienado desinformado!!!

"Vado" é um cara legal!Cabeça fresca!!Tudo para ele está bom!!!Seu nome verdadeiro é Ariovaldo;mas devido a preguiça de seus amigos e colegas de trabalho em pronunciar o nome todo,convencionou-se ,há muito tempo,que um apelido tornava-se necessário.Meio que por consenso geral,chegou-se à alcunha de "vado",que era curta,e fazia lembrar o nome verdadeiro.Ariovaldo,ou melhor,Vado,aceitou de pronto o novo nome,pois,como eu disse logo no começo,tudo para ele está bom!

Apesar do ótimo temperamento,Vado possui um terrível defeito:Talvez seja o ser humano mais alienado e desinformado da face da terra!Ele não gosta de ler jornal,de ouvir rádio,de navegar na internet,e odeia televisão!!!A única exceção é quando seu time,Botafogo,vai jogar!Aí,se a partida não for televisionada,ele escuta no radinho de pilha todos os lances da peleja.Para justificar este comportamento,Vado diz que não adianta você ser bem informado,pois nada,ou muito pouco pode ser feito para mudar a estrutura da sociedade.Além disso,continua ele,a pessoa acaba entrando em depressão,ao ler as notícias de violência no jornal,ou ver,no horário nobre da televisão,os trambiques que os nossos politicos fazem.

Antes que eu me esqueça:Vado é auxiliar de cozinha num importante restaurante do Rio de Janeiro!Devido à sua competência e bom humor,ele adquiriu a confiança de todos no ambiente de trabalho;do faxineiro ao Chef de cozinha!Vado simplesmente adora sua profissão!!Limpar os alimentos,prepará-los,e ver as pessoas satisfeitas com os pratos servidos,é sua maior alegria!!!

Neste instante,ele está chegando no restaurante para mais um dia de trabalho!São seis horas da manhã!!Seus colegas o saúdam!!!Vamos acompanhar:

__Fala Vado!!!__Gritam os outros ajudantes de cozinha,enquanto Vado pendura as roupas no seu armário,e veste o avental que usará pelo resto do dia.

__"Beleza pessoal"!!__Responde__Tá todo mundo com vontade de "ralar"?__Pergunta Vado,cheio de disposição!

__Sinceramente?__Responde com outra pergunta Napoleão,parceiro de Vado nas partidas de buraco realizadas após o expediente,todas às quintas-feiras__NÃO!!__Completa a resposta.

__"Pô" Napoleão;você tem que honrar o seu nome!!

__Como assim?__O parceiro arguiu,intrigado.

__Ora;é lógico:Você tem que ter a mesma persistência do seu "sósio",que fez aquele cavalo "oco",conseguiu entrar na cidade de Tróia,e ganhou a guerra!!

Os colegas de Vado já estavam acostumados com as "pérolas" do amigo boa praça,mas colocar Napoleão na guerra de Tróia foi demais!!A gargalhada rolou solta!!Não entendendo o motivo das risadas,Vado arregaçou as mangas e começou a limpar os legumes,verduras e frutas,enquanto perguntava se Ivan,o encarregado de trazer os pescados,já tinha ido ao mercado.O papo corria alegremente,até que Carlos,outro ajudante de cozinha disse:

__Vocês viram?Tá arriscado a Tsunami aparecer de novo lá para os lados da Indonésia!!!

__É;da última vez,morreu muita gente!!!__Comentou Pedro,o garçon mais antigo da casa.

__Se tivessem prendido essa bandida da outra vez,as pessoas estariam mais seguras agora!!Não se pode dar moleza para o criminoso,seja ele homem ou mulher!!!Se eu fosse essa tal de Indonésia,eu pedia proteção policial vinte e quatro horas por dia!!!!__Disse Vado,enquanto limpava calmamente um "pé" de couve.

Mais gargalhadas e,minutos depois,a conversa voltava a engrenar.Desta vez,foi um dos seguranças da casa,Olavo, que,passando pela cozinha para beliscar alguma coisa,perguntou:

__Alguém aí vai ao jogo do "Fogão" domingo?

__Eu vou!!Levantou a mão Edgar,que formava,junto com Olavo e Vado,o "trio amante da estrela solitária" do restaurante.

__Vamos combinar de nos encontrar lá no maraca,porque eu não vou estar aqui no domingo!Vai ser meu dia de folga!__Propôs o segurança.

__Tudo bem!__Concordou Edgar__Mas aonde?

__Vocês podiam se encontrar na estátua do fellini!!! __Disse Vado,com a melhor das intenções!

__Estátua do Fellini ???????__Um côro uníssimo ergueu-se,para depois dar origem a uma "enxurrada" de risadas!!!!

Passada a comoção causada pela nova piada involuntária de Vado,Olavo combinou o local do encontro com Edgar(Que certamente não seria na estátua do "Fellini"),comeu alguma coisa e foi embora.Logo,todos voltaram à conversar novamente!Bianca,a recepcionista,veio avisar que o chef François havia ligado,dizendo que chegaria um pouco mais tarde,pois seu carro estava enguiçado na garagem de casa.Aproveitando a estada na cozinha,Bianca perguntou à Napoleâo se ele conhecia algum canil de confiança,pois ela havia prometido dar de presente à filha de seis anos um cãozinho poodle,e queria ter certeza da boa saúde do animalzinho antes de comprá-lo.Napoleão,que entendia um pouco de cachorros,visto que já havia trabalhado em uma veterinária,disse:

__Antes de tudo,você tem que ter certeza de que o cão foi vermifugado!!!

__Alto lá!!!__Intrometeu-se novamente Vado__Isso é conselho que se dê,Napoleão?

__Qual é o problema Vado?Todo o cachorro tem que estar vermifugado;sim senhor!!!!

__Ora;você me desculpe Napoleão,mas essa foi a maior besteira que eu ouvi na vida!!!__Vado gesticulava com a faca que segurava na mão direita__Quer dizer que o cachorro tem que vir com vermes!!!!E o dinheiro que a Bianca vai gastar depois com os remédios??

Agora estava tudo explicado:Vado pensava que a palavra "vermifugado" queria dizer com vermes,e não protegido deles!!Ao perceber isto,Napoleão fez um sinal para Bianca,e disse que depois falaria com ela,a sós,e explicaria tudo!A frequência das "abobrinhas" de Vado era tamanha,que seus colegas haviam desenvolvido uma série de códigos para não melindrar o amigo e esclarecer tudo depois,longe dos seus olhos.

O dia correu de maneira satisfatória!As receitas foram preparadas da melhor forma possível!Ivan trouxe do mercado uma grande variedade de peixes e frutos do mar,que foram consumidos naquele dia mesmo.O restaurante estava "bombando"!!!

Fim de expediente:Todos trocam suas roupas,despedem-se uns dos outros e vão para casa.No metrô,Vado ouve uma senhora,com cara de espanto,comentar com uma jovem,provavelmente sua filha:

__Você viu na revista,Paola?Os cientistas estão conseguindo fazer o sequenciamento do genoma Humano!!Não é espetacular?

__Se é!!!isso vai ser muito importante para a humanidade!!!

Logo depois deste breve diálogo,a composição abriu as portas e as duas mulheres saltaram.Vado pensou;enquanto observava o fluxo de passageiros entrando e saindo do vagão:"Grande coisa!!Meu primo Fagner já foi à vários psicólogos,foi sequenciado de cabeça para baixo por cada um deles,e nenhum conseguiu domar aquele seu "genoma" horrível!!!!Esses cientistas.....

A composição do metrô avançava velozmente,e levou Vado são e salvo para casa.Naquela noite,o ajudante de cozinha teve um sono reparador.