Antígona entre a creche e a família que não separa a dimensão pulsional do sintoma

"Bate-se uma criança", Anna, sua Antígona! Antigona? Com acento no i., no momento em que sofre de solidão afetiva, e se não resolve seus problemas, permitiu tornar-se a companhia das armas. De Édipo?

Numa carta que ela respondeu a um tal de Bill que lhe perguntara o que ela pensava sobre as qualidades essenciais para se tornar o que se é, ela respondeu que além do biopoder é preciso se interessar por literatura, sociologia, história, filosofia, religião: "Deve res-sentir um verdadeiro amor pela verdade, que seja científica ou pessoal, e colocar esta exigência da acima do desprazer de enfrentar fatos desagradáveis, que estes sejam impostos pelo mundo exterior ou não."

Anna. A última dos seis filhos.

Na formação dos tempos da fantasia de espancamento é uma investigação minuciosa acerca das diversas manifestações psíquicas de uma pequenina imersa em seus complexos. A construção do tempo da fantasia se dá no instante em que o infante, acreditando ser o objeto privilegiado do amor paterno é surpreendido com o nascimento de um irmão, e deste modo, a cena na qual o pai bate na odiada é estruturada pela tentativa de gratificar seus ciúmes e interesses egoístas.

Trata-se de uma fantasia visivelmente do infante. O sentimento de culpa, oriundo do recalcamento destes impulsos, promovendo a reversão do cenário inicial da fantasia e esta forma de manifestação assim permanece, em virtude da intensidade do processo de recalque. O conteúdo que assoma à consciência é um derivado deste material inconsciente, no qual o adulto que espanca não é o pai, mas algum professor ou qualquer outra pessoa que exerça algum tipo de autoridade, sendo a criança uma mera espectadora e a figura do professor toma o lugar do pai e, por outro, as várias crianças funcionam como substitutas da própria menina, mas devemos contrapor à leitura que, ancorada nos desejos recalcados referentes ao complexo de Édipo, privilegia sua vertente representacional é bastante ambíguo à luz de Édipo dentre os fatores passíveis de conduzir ao reconhecimento do estatuto eminentemente masoquista deste mesmo tempo do complexo fantasístico em questão.

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 02/08/2018
Reeditado em 19/11/2019
Código do texto: T6407549
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.