Defenestrar?

Sandra era uma grande conferencista que iria palestrar num evento sobre ''A preservação do Meio Ambiente''. Antes da apresentação, ela fica muito enfurecida com umas coisas que não deram certo e estava prestes a descontar em alguém.

Ao notar que sua amiga estava irritada, Ivone diz:

- Nossa, Sandra! Você está prestes a ''defenestrar'', não é?

Sandra responde com certa repulsa:

- Eca! Claro que não... Isso é muito nojento. Eu sei que todo mundo faz, mas é desagradável...

Percebendo a cara de asco da amiga, Ivone diz:

- Hã? Bem, eu acho que você não entendeu... Defenestrar significa...

- Ah, ok! Eu já sei, Ivone! Tenho que ir -Respondeu Sandra, de maneira convicta.

Antes que Ivone pudesse terminar a sua fala, Sandra estava subindo ao palco para iniciar a sua palestra. Pacientemente, Ivone sentou-se para assistir a amiga em sua exposição. Sandra começou o discurso de maneira plausível, trazendo argumentos e utilizando-se de uma linguagem objetiva e clara. No entanto, quando estava prestes a finalizar, decidiu dar um exemplo:

- Assim sendo, pequenas atitudes podem e devem ser exercidas, a título de exemplo: Quando você levar o seu cachorro para passear e ele ''defenestrar'' na rua...

Ao finalizar a sua fala, ela percebeu um ar de inquietação logo após pronunciar o exemplo que concluiu a sua mensagem. Alguns cochichos espalharam-se pelo auditório... Era perceptível o efeito daquelas palavras declamadas. Sandra desceu do palco reflexiva e ao mesmo tempo tensa.

Ivone corre até Sandra e pergunta:

- Que exemplo foi aquele? O cachorro ''defenestrar'' na rua?

Sandra responde:

-Sim, ora! Defenestrar não é fazer... Ah, o ''número dois''?

Ivone não consegue segurar a gargalhada e em seguida diz:

- Não, Sandra! Defenestrar significa ''lançar, violentamente, (algo ou alguém) pela janela''. E eu disse isso a você mais cedo, porque você estava tão chateada que qualquer um que estivesse na sua frente, corria o risco de ser ''atirado'' pela janela. É obvio que foi apenas um jeito de falar, devido às circunstâncias. Eu ainda quis te explicar... Mas você saiu correndo.

Sandra não sabia se ria ou chorava, contudo disse:

- Nossa! Que confusão! É, Ivone! Vivendo e aprendendo... A partir de hoje vou pesquisar direitinho o significado das palavras que eu desconheço (ou acho que conheço) e empregá-las adequadamente num contexto.

Ivone olha para a sua amiga e diz:

- Enxergue essa situação como mais um aprendizado! E não saia correndo na próxima vez...

Sandra responde:

- É verdade! Obrigada! Quer saber de uma coisa?... Por um instante eu quis ''defenestrar'' você, sabia?

E saíram gargalhando pela porta...