Conversar entre amigos:

- Que coisa estranha o povo não se entende mais, toda hora é um mundão de conversas fizeram a reforma gramatical, isso está causando uma confusão espia só.

- Olha só agora deu até para tirar os acentos das palavras.

- Como é que é isso?

- É dizem que é para facilitar o linguajar!

- Pra o que?

- Para a língua ficar melhor se enquadra nas normas de certos países

- Agora veja! Já não basta o descaso com os nossos indígenas e quilombolas o saqueamento dos cofres públicos agora até o bedelho na nossa língua eles querem mudar.

- Que esculhambação!

- O ensino não é lá essas coisas você aprende de uma forma agora muda sem quer nem pra que!

- Você já viu os jovens estão perdidos agora além de perder a acentuação eles abreviam repare! Também é tabm, você é vc, pq é porque !

- Agora me diga isso vai prestar? Se com os acentos fica difícil entender imagine sem eles!

- Rapaz o que é isso? Proteico, heroico, ideia, jiboia não se acentua mais!

- Como é que é rapaz?

- É isso mesmo aceite que doí menos!

- Mas, minha Nossa Senhora do Perpetuo Socorro esses cabras tá acabando com tudo.

- Pois, É mudou mesmo tá dando um nó nesse entendimento ortográfico paroxítona, ditongo eu até escutei que o acento agudo nas oxítonas permanece se a tonicidade na ultima sílaba prevalecer.

- Tu achas mesmo que essa meninada vai entender?

- Rapaz me da até desgosto, mas, ninguém reclama de nada só reclama se mudar o carnaval e a lavagem do Bonfim aí você ia ver o que é confusão.

- Mas, que é complicado esse português isso é, eu não posso negar depois que eu aprendi a colocar os acentos todo vem um doido e manda tirar!

É por isso que com acento ou sem acento no meu sertão o linguajar é um só quem tem zoio que veja quem quer barre que varra e quem quer comer repoio que prante,

- Você tá é certo o importante é a comunicação na hora de escrever a gente se ajeita

- Tem horas que eu fico aperreado, é para completar tem os jovens de hoje em dia quase não frequenta as bibliotecas tudo agora é pelo celular isso quando não fica zapeando na sala de aula quando o professor está dando aula.

- Mas, não se avexe não mesmo com essa tecnologia toda os livros ainda tem o seu lugar quem quiser ser doutor vai ter que pegar no livro pra pesquisar e estudar

Pois é aqui no sertão até no papel de pão se estuda essa tecnologia nem todo mundo tem acesso é muito bom se modernizar, mas, estudar no livro se aprende mais.

- Oxente! Eu não tenho duvida

- Tem horas meu amigo que eu fico aqui perguntando pra mim mesmo, por que a gente foi assim sem avisar, mas de uma coisa eu sei fizemos histórias e deixamos muitas saudades.

- Pois é meu amigo vamos ficar aqui vendo no que vai dar esta chegando às eleições para presidente se piorar ai a gente volta só para assombrar.

Elisete Soares Moreira
Enviado por Elisete Soares Moreira em 25/05/2018
Reeditado em 01/11/2018
Código do texto: T6346167
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.